A prefeitura de Cascavel apresentou ontem a noite o projeto de lei que cria o programa de incentivo às cooperativas de coletores, que atuam nos Ecopontos. A proposta atende a reivindicações antigas da categoria e quem vem sendo debatidas com o município desde o ano passado.
Dona Maria trabalha com materiais recicláveis há mais de 20 anos. E sempre sonhou com melhores condições de trabalho e valorização da mão de obra. Foi na onda da discussão do novo contrato da limpeza pública que a categoria encontrou uma brecha para reivindicar avanços. A nova concessão do serviço foi aprovada. Os trabalhadores que atuam nos Ecopontos atingiram o objetivo, a Prefeitura decidiu regulamentar e assumir compromissos. Um projeto de Lei foi apresentado.
Muitos, ao final do mês, recebem menos de um salário mínimo. Agora, vão trabalhar confortáveis sabendo que haverá uma renda fixa.
Mãos ágeis, olhares atentos. O trabalho não é fácil. Tem cheiro, tem risco, tem pressa. E quem faz dribla todos estes obstáculos para garantir o sustento com dignidade.
Confira mais detalhes na reportagem de Rogerio Antunes, exibida no Jornal Tarobá 1ª Edição.