Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Crianças da escola Vilma Rodrigues Romero recebem cartas de estudantes de Portugal

28/03/23 às 18:40 - Escrito por Assessoria de imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Na manhã desta terça-feira (28), os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental da Escola Municipal Vilma Rodrigues Romero tiveram uma grata surpresa. Eles receberam cartas de alunos de Guimarães, cidade-irmã de Londrina, localizada em Portugal. As correspondências são respostas a cerca de 50 cartinhas enviadas pelos alunos de Londrina em junho de 2022. Na época em que escreveram, os estudantes estavam no 4º ano.


A ação é derivada da aproximação da cidade de Londrina com a cidade irmã portuguesa, por meio da Secretaria Municipal de Governo em parceria com a Secretaria Municipal de Educação. “Além de uma aproximação na área cultural e econômica, pensamos em desenvolver ações ligadas à Educação. Por isso, decidimos fazer uma ação que conectasse as crianças de Londrina com as de Portugal, uma vez que o idioma não é uma barreira”, explicou a responsável pelas relações internacionais da Prefeitura de Londrina, Liz Paludetto Rodrigues.


De acordo com Rodrigues, a ideia de trocar as cartinhas traz, para as crianças, um pouquinho do mundo lá fora. “Além de trazer informações sobre as cidades, pois as crianças relataram sobre seus municípios nas cartas, também trazem um pouco sobre o dia a dia delas, como é a escola, o que elas fazem neste ambiente. Isso é muito interessante porque traz a possibilidade de ver o mundo pelos olhos destas crianças. Agora, estamos planejando uma videoconferência com as crianças que escreveram as cartas, para aproximar ainda mais este contato”, relatou.

Leia mais:

Imagem de destaque
PROBLEMA GRAVE

Falta de energia atrapalha atendimentos na UBS Ouro Branco nesta segunda-feira

Imagem de destaque
ZONA LESTE

Motociclista de 21 anos fica ferido após colidir na lateral de um carro

Imagem de destaque
DUAS MOTOS E UM CARRO

Motociclista fica gravemente ferido em acidente na BR-369, sentido Ibiporã

Imagem de destaque
ZONA NORTE

Dois motociclistas ficam gravemente feridos após acidente no Jardim Barcelona


Para o secretário de Governo, João Luiz Martins Esteves, esta ação faz parte de uma nova etapa de parcerias com as cidades-irmãs. “Ela visa a integração das pessoas, principalmente, neste caso das crianças, além também de outras ações muito importantes na área da integração econômica”, afirmou. “Guimarães tem sido uma das cidades-irmãs parceiras, uma das mais tradicionais que Londrina tem e estamos cada vez mais aprofundando laços e relações concretas entre a Prefeitura de Londrina e da cidade portuguesa”, completou.


Ao todo, cerca de 50 cartas foram enviadas pelos alunos da Escola Municipal Vilma Rodrigues Romero em 2022. Todas foram respondidas pelos estudantes de Portugal e nominadas. A entrega das cartas foi feita pela equipe das Secretaria de Educação e Governo, com a participação da diretora da unidade, Cintia Alves Silva Martins. Após a entrega, cada aluno leu a sua cartinha e alguns partilharam a leitura em voz alta com os colegas.


O estudante Levi Gusmão Lima, de 10 anos, esteve entre os alunos que escreveu a carta no ano passado. Hoje, ele recebeu duas correspondências, de uma aluna de Guimarães e de uma menina ucraniana, que atualmente vive em Portugal em decorrência da guerra em seu país. Levi leu a carta nominada a ele aos seus colegas e disse se sentir muito feliz com a correspondência. “Foi muito legal escrever e ler a carta e conhecer um pouco sobre outro país. Com isso eu acabei descobrindo que existem outros lugares além do Brasil. Foi também uma experiência boa conhecer pessoas de países diferentes”, afirmou.


A diretora da escola, Cintia Alves Silva Martins, contou que a atividade envolveu duas turmas de 4º anos, que hoje são do 5º ano, com aproximadamente 50 alunos.  “A ação é muito interessante, porque despertou a curiosidade nas crianças em se comunicar com alunos de outro país. Por meio desta atividade, foram trabalhadas questões ligadas à Língua Portuguesa, como a escrita de uma carta, além dos aspectos culturais, pois eles falaram sobre como é a cidade de Londrina, contaram um pouco da história da cidade, incluindo a sua ligação com o café. Até na borda das cartas eles desenharam ramos de café”, expôs.


O Convénio de Amizade e Cooperação entre as cidades de Londrina e Guimarães foi assinado em 22 de abril de 1987. Em Guimarães há a Praça Londrina, localizada na Avenida de Londres. Em julho de 2022, a Prefeitura de Londrina doou ao município de Guimarães a obra “Espaço e Movimento”, da autoria do escultor Zanzal Mattar, uma escultura em aço, com 1,90m de altura, que pode ser visitada na Praça Londrina. A obra pertencia ao acervo do Museu de Arte de Londrina e a doação teve o objetivo de reforçar os laços de amizade e de cooperação mútuos. Por outro lado, na cidade de Londrina há um monumento em homenagem à Guimarães, perto da barragem do Lago Igapó I.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá