Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Curso “Idoso Conectado” abre inscrições para oficina sobre uso de smartphone

25/04/23 às 20:00 - Escrito por Assessoria de imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Com o objetivo de capacitar pessoas com idade a partir de 60 anos para a utilização de tecnologias digitais, a Secretaria Municipal do Idoso (SMI) está com inscrições abertas para mais uma edição do curso “Idoso Conectado”. Programada para ser realizada no Centro de Convivência da Pessoa Idosa (CCI) da região norte (Rua Luiz Brugin, 570, Conjunto Maria Cecília), entre 30 de maio e 1º de junho, a atividade orientará os participantes sobre o uso de smartphones. A iniciativa é conduzida em parceria com a Companhia de Tecnologia da Informação e Comunicação do Paraná (Celepar).


No total, a oficina conta com 60 vagas, dentre as quais 30 são destinadas para a turma do período matutino (das 8h30 às 11h30) e as outras 30 para o grupo que participará das atividades à tarde (das 13h30 às 16h30).


As inscrições podem ser feitas mediante contato telefônico com os CCIs Norte (3373-0091), Leste (3375-0307) ou Oeste (3375-0334). É importante destacar que, para se inscrever, os interessados devem fazer seu cadastro junto a um dos Centros de Convivência da Pessoa Idosa. O curso alocou um número determinado de vagas para cada CCI, sendo que já há lista de espera para os idosos atendidos pelo CCI Norte, mas ainda há vagas disponíveis para as pessoas cadastradas junto aos CCIs Leste e Oeste.

Leia mais:

Imagem de destaque
OBRAS

Ponte sobre o Rio Melissa, na PR-180, será reconstruída em Cascavel

Imagem de destaque
CAMINHÃO DERRUBOU

Semáforo é reinstalado no retorno da BR-369, em frente à Cacique

Imagem de destaque
POLICIAL

PCPR prende três homens por homicídios ocorridos em Foz do Iguaçu

Imagem de destaque
POLICIAL

Duas pessoas são presas por descaminho no Lago de Itaipu


A secretária municipal do Idoso, Andréa Danelon, salientou que a parceria com o Governo do Estado, através da Celepar, já atendeu em Londrina quase 2 mil pessoas idosas desde 2016. Ainda segundo Danelon, a inclusão digital proporciona um universo de possibilidades importantes para os idosos, e se apropriar dessas tecnologias pode contribuir para a melhoria do dia a dia.


“Isso vai desde tarefas simples de comunicação a acessos mais especializados, como redes sociais, transporte por aplicativo, aplicativos de alimentação, exercícios cognitivos e entretenimento. Além disso, o curso também oferece orientações sobre o uso das tecnologias para a prevenção de golpes, dando dicas de segurança que são importantes para o uso dessas novas ferramentas digitais. As pessoas interessadas podem procurar nossos Centros de Convivência e realizar seu cadastro, pois teremos ofertas sistemáticas de atividades de inclusão digital. Esse é um direito da pessoa idosa, e através da Secretaria do Idoso, Londrina segue oferecendo acessos à inclusão digital e a diversas oficinas, atividades, programas e projetos para a melhoria da qualidade de vida da população”, afirmou.


Conforme a assistente social do CCI Norte, Gleycielle dos Santos, a atividade abordará como realizar ações básicas nos smartphones, incluindo atender ligações, tirar fotos e utilizar aplicativos, redes sociais e ferramentas de comunicação como o WhatsApp. “O objetivo é proporcionar um maior acesso à tecnologia aos idosos, para que eles possam usar o smartphone para encontrar informações, fazer amizades e manter vínculos com familiares que moram em outras cidades, estados e países. As aulas serão ministradas por dois instrutores da Celepar”, frisou.


A colaboradora de suporte técnico da Celepar, Dircélia Alessi, destacou que o programa de inclusão digital e social de idosos promovido pela instituição teve início em 2013, com foco em computadores e notebooks. A partir de 2016, a iniciativa também passou a ofertar cursos sobre o uso de smartphones. “Estamos presentes em mais de 90 municípios do Paraná, onde atuamos em parceria com diferentes instituições. Desde que começamos essas ações, já atendemos quase 15 mil idosos. Avaliamos que os resultados são muito positivos, e a procura pelos cursos só tem aumentado. Inclusive, muitos participantes pedem que a gente ofereça outras oficinas na sequência, porque a tecnologia não para de evoluir e eles querem continuar atualizados”, afirmou Alessi.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá