Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

"Deixa pra lá:" campanha estimula pessoas a ignorar provocações para evitar violência

31/03/23 às 11:26 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

“Deixa pra lá – Tem alguém que te espera.” É com esse lema que as 5ª e 16ª Promotorias do Ministério Público lançaram na noite de ontem (30) uma campanha contra a violência e, também, de valorização da vida em Cascavel. O evento aconteceu no Hooligans Pub de Cascavel.

 

O promotor de Justiça Alex Fadel diz que o Ministério Público pretende com a campanha conscientizar as pessoas em relação a necessidade de ter mais paciência, tolerância e empatia. Ele destaca que, muitas vezes, o planejado durante o dia não dá certo, surge uma pedra no meio do caminho, mas é preciso saber lidar com a situação.

Leia mais:

Imagem de destaque
AVALIAÇÃO PRELIMINAR

Londrina já atingiu o pico de casos de dengue segundo a 17ª Regional de Saúde

Imagem de destaque
AGRICULTURA

Produção de hortaliças está mais baixa por conta das altas temperaturas

Imagem de destaque
FISCALIZAÇÃO

Marinha apresenta dados positivos de fiscalizações no Paraná

Imagem de destaque
TRANSPORTE

Começa demolição da área externa da rodoviária de Cascavel

 

 “Não é efetivamente pegando a pedra e jogando na cara de alguém que você vai resolver o problema, pelo contrário, o que era problema pequeno pode se tornar um grande problema. Você pode matar alguém, machucar alguém ou ser machucado, machucar alguém da sua família. Então, a ideia do ‘Deixa pra lá’ é justamente conscientizar as pessoas com relação a paciência. A gente não pode controlar o que acontece com outra pessoa que pode estar em um mau dia, desatenta de alguma razão, um acidente de trânsito, uma palavra mal dita, mal colocada. É uma campanha de paciência e tolerância entre a comunidade de Cascavel”, explica Fadel.

 

A campanha promove essa reflexão de não se deixar levar pelo calor do momento, por rompantes que podem condenar seu futuro. A violência só gera sofrimento. O resultado pode ser o fim da vida de alguém.

 

O prefeito Leonaldo Paranhos parabenizou o Ministério Público e todas as entidades envolvidas na campanha.

 

“Nós perdemos tempo, perdemos o foco, perdemos vidas, às vezes, por detalhes que é preciso deixar para lá. Uma discussão de trânsito, uma discussão no bairro onde a gente mora não são necessárias, vamos ter a energia das coisas positivas. Aquilo que te afetou deixa pra lá, siga em frente, vamos nos amar e nos respeitar nessa linda cidade de Cascavel”, enfatiza o prefeito.

 

A delegada Mariana Vieira, da Polícia Civil, diz que muitos crimes, que às vezes terminam de forma letal, são cometidos e motivados por situações cotidianas naturais da vida em sociedade.

 

“O que nós buscamos com essa campanha não é a redução dos índices de criminalidade, mas sim conscientizar as pessoas que tenham mais tolerância, que tenham mais consciência, que diante de um desses conflitos não resolvam de imediato, não resolvam nunca com violência”, enfatiza a delegada.

 

O secretário-chefe da Casa Civil, Thiago Stefanello, que representou o prefeito Leonaldo Paranhos no lançamento do evento, destacou a importância da campanha.

 

“O Ministério Público nos fez um chamado e o prefeito Paranhos não podia ficar de fora disso. Convocou a nossa equipe, os secretários, já que nós somos a principal rede de acolhimento para as pessoas vítimas de violência. Então, nós temos que estar engajados também nessa campanha para levar cada vez mais a informação. O prefeito Paranhos sempre diz ‘esse problema também é meu’ e como nós fomos convidados pelo Ministério Público nós dizemos "esse problema também é nosso" para conscientizar a população”, frisa o secretário.

 

Respirar fundo antes de responder a uma provocação e deixar pra lá pode evitar muita violência. O major Cícero Tenório, comandante do 6º Batalhão da Polícia Militar (BPM), explica que no dia a dia pequenos conflitos geram grandes problemas.

 

“Muitas vezes  culminando em morte e famílias prejudicadas, famílias tristes, vivendo um terror em razão de pequenos conflitos. Então a campanha ela vem justamente para a conscientização das pessoas, deixe pra lá que tem alguém que te espera em casa”, enfatiza o oficial.

 

Ricardo Schneider, da Polícia Rodoviária Federal PRF), lembra que o ser humano é composto de emoções, mas destaca que não é preciso ser escravo delas.  

 

“Precisamos sentir e saber dominar [a emoção]. A ira é natural da pessoa, mas você não pode ceder a esse sentimento, não é incomum vermos situações desse tipo onde as pessoas vão do nada ao extremo de vida e morte por coisas banais, temos que ter consciência que o próximo pode estar num dia ruim, então o importante é deixar para lá”, destaca.


Simulação


Durante o evento, foi apresentado uma simulação de briga de trânsito que hipoteticamente culminou em violência e morte. A cena parou a Rua Paraná e impressionou pelo realismo. Algumas pessoas chegaram pensar que se tratava de uma situação real de crime. A presidente da Transitar, Simoni Soares, destaca que a calma e a paciência também devem estar presentes no trânsito.

 

“Nós fizemos aqui uma simulação de trânsito mas isso é real, já tivemos mortes. Às vezes a pessoa está nervosa e num ato impensável condena toda uma família, condena os filhos, mata os pais, mata os filhos. É isso que nós queremos fazer: a conscientização, calma e vai para casa que tem alguém te esperando”, ressalta.


Música


A campanha ganhou uma música específica, composta e interpretada pela cantora Vicka. A canção tema da campanha foi lançada na noite de ontem.

 

“Eu acho que ainda é de extrema importância a gente falar sobre isso. Tivemos muitos casos de violência na região nos últimos tempos e parece dizer o óbvio, gente, não dá para resolver as coisas com ódio. Eu acho que a música tem um papel muito importante para sensibilizar as pessoas, então acho que é muito importante para mim fazer parte disso, colocar a minha poesia, a minha melodia nessa mensagem, esse pedido de paz”, diz a cantora.

 

A campanha que promove a reflexão terá sequência com panfletagens, peças de vídeo e presença em eventos públicos para conscientizar a população.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá