Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Epidemia de Dengue: Endemias realiza 3º ciclo do LIRAa de 2022 em Cascavel

30/06/22 às 08:40 - Escrito por
siga o Tarobá News no Google News!

A Vigilância em Saúde Ambiental, por meio do Setor de Controle de Endemias programou para segunda (4), terça (5) e quarta (6) a realização do 3º LIRAa (Levantamento de Índice Rápido e Amostral). Os agentes de Endemias vão vistoriar 4.739 imóveis neste período para o levantamento do índice de Infestação do Município.


No 2º ciclo realizado em março de 2022, o Município registrou 5,3% (alto risco) para infestação geral, e algumas localidades ficaram com índice de 10,2% de infestação, bem acima do preconizado pelo Ministério da Saúde, que é de até 1%.


Os quarteirões sorteados estão distribuídos em 117 localidades cadastradas no Programa de Controle de Endemias, ou seja, serão realizadas visitas em todos os bairros do Município.

Leia mais:

Imagem de destaque
AÇÃO PEDIA R$100 MI

Londrina terá que pagar R$ 5,18 milhões para banco após decisão do TJ-PR

Imagem de destaque
SITUAÇÃO PIOROU

Posto de combustíveis desativado se transforma em mocó na Celso Garcia Cid

Imagem de destaque
IMAGENS IMPRESSIONAM

Polícia procura motorista que atropelou em matou homem deitado no meio da rua

Imagem de destaque
PROJETO DE LEI

Empresas de transporte público terão que divulgar informações sobre veículos


Durante a realização do LIRAa é realizado técnica de pesquisa larvária sendo coletadas larvas em 100% dos depósitos encontrados em cada domicílio, o que permite, além de quantificar as amostras, identificar o tipo de criadouro, evidenciando a prevalência de criadouros em cada estrato. Dessa forma,  mesmo os imóveis que já foram visitados recentemente serão inspecionados novamente.


A Secretaria de Saúde pede colaboração na recepção dos agentes de Endemias para a realização da vistoria, lembrando sempre dos cuidados.


A atividade é fundamental para atualizarmos o índice de infestação por Aedes no município. A partir dos dados, a Secretaria de Saúde, por meio do Setor Controle de Endemias, programará ações de tratamento e outras ações intersetoriais necessárias nas áreas de maior risco.


No ano epidemiológico 2021/2022 (01 agosto de 2021 a 31/07/2022) o Município está em epidemia. São 9.607 casos positivos pra dengue e 11 óbitos registrados no Informe Epidemiológico até o último dia 25 de junho.


“O combate à Dengue é dever de todos”, e a responsabilidade nos cuidados deve ser compartilhado entre a comunidade e o setor público.


Assessoria 


© Copyright 2023 Grupo Tarobá