Londrina
Cascavel

TV Tarobá

Tarobá FM

  • Londrina
  • Cascavel

Depois de calor recorde, "show de relâmpagos" chama atenção no céu londrinense; assista o vídeo

08/10/20 às 10:44 - Escrito por Redação Tarobá News

A temperatura deve voltar subir nesta quinta-feira (8), mesmo depois da chuva desta quarta-feira (07). Segundo o Simepar, Sistema Meteorológico do Paraná, a máxima prevista pode chegar aos 38°C no meio da tarde. A mínima registrada foi mais amena que nos dias anteriores e o dia começou com 20°C.

Durante a noite, houve uma ventania e muitos raios no céu, que chamou a atenção dos londrinenses que assistiram o "espetáculo" pela janela. A internauta Raissa Saraiva enviou um vídeo para redação da Tarobá. “A única coisa que atrai raio é a chuva. Mas, há tipos distintos de raios. Agora, raio que descarrega no solo é outra coisa diferente”.  explica a agrometeologista Heverly Moraes.

Pela imagem, ela não consegue distinguir qual tipo de raio foi visto pelos londrinenses durante a chuva na região sul da cidade. Mas, as recomendação são sempre as mesmas, quando os raios começarem, procure um abrigo coberto e seguro; busque refúgio no interior de edifícios ou carros; mantenha-se longe de árvores isoladas; não fique dentro d'água durante tempestades e em casa, permaneça longe de portas e janelas.

Mesmo com o calorão, a boa notícia é que a chuva pode voltar no fim da tarde, novamente. “Nesta quarta, ela se formou rapidamente no fim da tarde. É uma chuva de difícil previsão, mas é muito comum na primavera e verão. Por isso a previsão "erra" tanto nessa época. Essas pancadas de chuvas são localizadas e se formam rapidamente no mesmo local que elas ocorrem. Não são sistemas que vem "caminhando" de longe e os meteorologistas vão acompanhando”, explica a agrometeorologista.

Na quarta-feira (7), a chuva chegou de surpresa no fim da tarde. “Até ontem, no fim da tarde tinha chovido 1 mm. Mas, nessa noite choveu 12,2mm”, apontou a agrometeorologista.

“Hoje as temperaturas ainda devem ser altas. Mas a onda de calor deve durar até esta quinta. Ela está perdendo a força. Aos poucos está voltando a normalidade da estação: com temperaturas máximas na casa dos 31°C/33°C, pancadas chuvas localizadas, entradas de sistemas de instabilidades com chuvas mais generalizadas”.

LEIA MAIS

© Copyright 2022 Grupo Tarobá