Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Dia da Árvore será marcado com ações educativas no Horto Municipal de Foz do Iguaçu

21/09/22 às 11:08 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

Comemorado oficialmente nesta quarta-feira (21), o Dia da Árvore será lembrado por uma série de ações educativas envolvendo alunos da Rede Municipal de Ensino. 


Uma das atividades, promovidas pela Secretaria de Meio Ambiente, acontecerá nesta sexta-feira (23), às 9 horas, com a visita dos alunos da Escola Jorge Amado ao Horto Municipal, espaço que abriga mais de cinco mil mudas de árvores de diversas espécies.


Durante a visita, os estudantes irão conhecer a estrutura e o trabalho de sensibilização ambiental realizado no Horto, farão o plantio de sementes, o passeio pelo jardim e a trilha sensorial. Eles também conhecerão a estufa e a cisterna, para reaproveitamento da água da chuva. O passeio será guiado por educadores ambientais da Diretoria de Gestão de Resíduos e Educação Ambiental da secretaria, além dos professores da escola. 

Leia mais:

Imagem de destaque
NESTE DOMINGO

Homem é encontrado morto em barracão na Rua Belo Horizonte em Cambé

Imagem de destaque
CONFUSÃO

Mulher fica ferida ao ser golpeada com facão por irmãos no bairro Cascavel Velho

Imagem de destaque
COMEMORAÇÃO

População prestigia aniversário de 6 anos da Feira do Teatro

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Motociclista fica ferido ao se envolver em acidente na BR-163 em Cascavel


As visitas ao espaço foram retomadas recentemente, após um período fechado para reformas e por conta da pandemia. Este trabalho, conforme explicou a educadora ambiental Roseli Barquez, será permanente com as unidades de ensino e a comunidade. 


“As atividades de educação ambiental são contínuas e o Horto é o espaço utilizado para reforçar as ações de arborização urbana que perpassam pelas instituições de ensino e a comunidade em geral. Suas estruturas naturais e construídas são elementos que favorecem o trabalho de sensibilização ambiental, de semeadura, germinação, recepção, desenvolvimento e destinação das espécies arbóreas para o plantio”, explica.


Campanhas


Além das atividades contínuas de educação ambiental e de arborização, a Secretaria de Meio Ambiente também é parceira de duas campanhas importantes: “Uma Só Terra”, promovida pelo Convênio Linha Ecológica da Itaipu Binacional e “Prat’s Semente”, realizada pela empresa de suco Prat’s. Com Itaipu, a campanha possibilitou a distribuição de 20 mil lápis sementes aos alunos da rede municipal, contribuindo para o enriquecimento pedagógico dos alunos. 


Já a empresa Prat’s disponibilizará ao horto 10 mil sementes de duas espécies arbóreas: gallesia integrifolia (Farinha Seca) e peltophorum dubium (Pau d´Alho). As sementes serão utilizadas para complementar as ações de educação ambiental e para utilização no projeto de recuperação de áreas degradadas.


O Dia da Árvore é comemorado em 21 de setembro apenas no Brasil. A data foi escolhida em razão da proximidade com a primavera, que no Hemisfério Sul inicia nesta quinta-feira, dia 22.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá