Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Dia da bondade: Provopar é uma ponte entre quem precisa de ajuda e quem pode ajudar

12/05/22 às 13:54 - Escrito por Redação Tarobá News

Seguem os preparativos para a volta do dia da bondade, um evento organizado pelo Grupo Tarobá de Comunicação em prol de entidades que acompanham pessoas em situação de vulnerabilidade social. Neste ano, dezessete organizações cadastradas no conselho de assistência social de Cascavel serão beneficiadas. Ao longo das próximas semanas nós vamos conhecer algumas delas. Hoje vamos entender melhor o trabalho do Provopar, que é parceiro da ação e ficará responsável pela distribuição das doações.

O Provopar é uma entidade não governamental sem fins lucrativos fundado em 1984 e atua na promoção de atividades para o enfrentamento à pobreza. Hoje cerca de 6 mil famílias em situação de vulnerabilidade social são assistidas pelo programa, com alimentos, roupas, e cobertores. O Programa do Voluntariado Paranaense tem na essência o olhar e a dedicação na assistência de quem mais precisa.

Além das famílias cadastradas na entidade, a equipe do Provopar também é sensível aos pedidos de quem passa por dificuldades momentâneas, como os moradores do acampamento Dorcelina Folador, que fica no distrito de rio do salto, há mais de 40 km do centro de Cascavel. As famílias tiram o sustento da agricultura, mas como nas últimas safras o clima não colaborou e as safras foram quase nulas, a renda ficou comprometida.

Muitos vivem apenas com o valor repassado por programas como bolsa família e auxílio brasil, o que não é suficiente para sustentar a casa em que muitas vezes moram quatro, cinco pessoas. Com dificuldades financeiras, e também de deslocamento, para a compra de alimentos, foi no Provopar que encontraram esperança e alento para enfrentar esse momento delicado. Esta semana a equipe do Provopar entregou para os moradores, em forma de cestas básicas, uma tonelada de alimentos e cobertas para ajudar a amenizar o frio que vem por aí.

Para garantir o conforto de quem não tem condições de comprar roupas e calçados, o programa mantém o brechó social. Este espaço que fica na sede e reúne opções para todos os públicos  e estações. As famílias cadastradas levam pra casa peças em bom estado que são doadas pela comunidade. Nesta época em que as temperaturas já estão mais amenas a procura pelo brechó aumenta e por dia tem sido entregues cerca de 1.700 de peças entregues às famílias.

Além dos recursos emergenciais, o Provopar também busca colaborar para o desenvolvimento profissional das famílias assistidas. Por isso, oferece oficinas profissionalizantes, para proporcionar fontes de renda e independência.

Endereço da esperança de muitos que passam por algum tipo de necessidade, o Provopar é mantido por meio de doações. São alimentos, roupas, calçados, cobertores e utensílios de cozinha doados pela comunidade e empresas que fazem a diferença na vida de quem precisa.

Confira mais detalhes na reportagem de Claudia Neis, exibida no Jornal Tarobá 1ª Edição.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá