Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Dia do Ciclista será comemorado sobre duas rodas neste domingo em Cascavel

17/08/22 às 11:00 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

Cascavel tem mais de 31 quilômetros de malha cicloviária, o que é praticamente um convite para desbravar a cidade sobre duas rodas. E é em cima da bicicleta que o Dia Nacional do Ciclista, celebrado em 19 de agosto, será comemorado na cidade. Para marcar a data, a Transitar, com o apoio da Velho Oeste Eventos e da Casa das Bicicletas, realizará neste domingo (21), às 15h, um Passeio Ciclístico aberto a toda comunidade. A participação na pedalada é totalmente gratuita, como uma forma de realmente incentivar esse tipo de transporte sustentável, de forma segura, no município. 


A concentração será na frente da Prefeitura de Cascavel e seguirá pela Avenida Brasil, até a Travessa Cristo Rei, retornando ao Paço. 


Com ciclovia ligando toda a cidade, o uso da bicicleta como meio de transporte tem aumentado em Cascavel. Inclusive, o IPC (Instituto de Planejamento de Cascavel), já trabalha com projetos para ampliação da malha cicloviária cascavelense no futuro, com mais de 70 novos quilômetros previstos para proporcionar mais segurança aos amantes do pedal. Incentivar cada vez mais o uso dessa modal é investir ao mesmo tempo em mobilidade urbana e em saúde, o que é uma tendência em grandes cidades.  

Leia mais:

Imagem de destaque
IDEIA É AMPLIAR

Mutirão de limpeza contra a dengue passa pelo Jardim Novo Amparo em Londrina

Imagem de destaque
ATENÇÃO MORADORES

Mutirão da dengue em Apucarana avança para o Interlagos na segunda-feira

Imagem de destaque
PIONEIRA

Labradora Ronda se aposenta do Corpo de Bombeiros de Londrina e é homenageada

Imagem de destaque
EM VITÓRIA

Morre 'Clarinha', paciente sem identificação que ficou em coma por 24 anos


Além disso, quando houve o aumento no combustível também ocorreu uma migração para esse tipo de transporte. A “magrela”, além de fazer bem para o bolso, também faz muito bem à saúde, uma vez que reduz os riscos para desenvolvimento de doença, melhora a coordenação motora e o bem-estar.  

Além do investimento em infraestrutura, também foram trabalhados, através da educação do trânsito pela Transitar, o uso correto dos equipamentos de segurança: capacete, joelheira, cotoveleira, roupas claras, calçado adequado, como o cuidado com a bike: pneus, retrovisor do lado esquerdo, campainha, sinalização noturna dianteira, traseira, lateral e nos pedais e também as normas de circulação e conduta. Segundo a presidente da Transitar, Simoni Soares, um grande diferencial também é o respeito aos ciclistas, o cuidado dos condutores de veículos motorizados em relação aos não motorizados. "A empatia e o cuidado com os mais vulneráveis no trânsito faz toda a diferença para a segurança viária, e já percebemos uma mudança no comportamento, com a redução das taxas de acidentes, vitimas e óbitos de ciclistas. Isso é conscientização.", destaca. 


Com tanto trabalho envolvido para o incentivo e segurança do modal, houve reflexo nos dados estatísticos se comparado os dados de 2022 e 2021 (até julho). Conforme as informações da Transitar, o número de sinistro teve diminuição de 9,76%, o número de vítimas feridas caiu mais de 30% e nenhum óbito de ciclista, sendo 3 no ano passado.


Dia de ciclista


O Dia Nacional do Ciclista foi criado em memória do ciclista brasiliense Pedro Davison, morto em 2006, aos 25 anos, por um motorista embriagado, enquanto pedalava no eixo sul. A data também é um convite para a reflexão do comportamento no trânsito e incentivo ao uso da bicicleta.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá