Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Dia Mundial Sem Tabaco: vencer o vício ajuda a evitar o câncer

31/05/23 às 09:39 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

Fumar favorece o aparecimento de câncer. De cada 100 pacientes que desenvolvem a doença, 30 são fumantes. Conforme o Instituto Nacional do Câncer (Inca), o tabagismo é responsável por cerca de 90% das mortes de câncer de pulmão e tem relação com vários outros tipos de câncer e de doenças, como o infarto agudo do miocárdio (IAM), o Acidente Vascular Cerebral (AVC) e a Doença Pulmonar Obstrutiva Crônica (DPOC). Com o objetivo de alertar sobre as doenças e mortes evitáveis relacionadas ao tabagismo, 31 de maio é o Dia Mundial Sem Tabaco, criado pela Organização Mundial da Saúde (OMS), em 1987. 


Conforme o Instituto Nacional de Câncer (Inca), o tabagismo tem relação com vários tipos de câncer, em órgãos como a bexiga, pâncreas, fígado, colo do útero, esôfago, rim e ureter, laringe (cordas vocais), na cavidade oral (boca), faringe (pescoço), estômago, cólon e reto, traqueia e brônquios, entre outros. 


“O cigarro contém mais de 60 substâncias com potencial cancerígeno, atua diretamente no DNA celular e favorece o surgimento de neoplasias malignas”, explica a médica oncologista clínica do CEONC Hospital do Câncer, em Cascavel, dra. Jordana Yaguchi Resende. 

Leia mais:

Imagem de destaque
AÇÃO PEDIA R$100 MI

Londrina terá que pagar R$ 5,18 milhões para banco após decisão do TJ-PR

Imagem de destaque
SITUAÇÃO PIOROU

Posto de combustíveis desativado se transforma em mocó na Celso Garcia Cid

Imagem de destaque
IMAGENS IMPRESSIONAM

Polícia procura motorista que atropelou em matou homem deitado no meio da rua

Imagem de destaque
PROJETO DE LEI

Empresas de transporte público terão que divulgar informações sobre veículos


Dessa forma, o combate ao tabagismo deve ser uma estratégia diária, desde a saúde básica até a saúde terciária. Segundo a OMS, fumar mata 8 milhões de pessoas por ano em todo o mundo. É reconhecido como uma doença crônica, causada pela dependência à nicotina presente nos produtos à base de tabaco (que é uma planta), como cigarro, charuto, cachimbo, cigarro de palha, cigarrilha, bidi, tabaco para narguilé, rapé, fumo-de-rolo, dispositivos eletrônicos para fumar, entre outros. Estima-se que no Brasil 443 morrem por dia por causa do tabagismo.


A médica ressalta que parar de fumar melhora a qualidade de vida mesmo que o fumante já esteja com alguma doença ocasionada pelo cigarro. Após dois dias sem cigarro, o olfato já percebe melhor os cheiros. Já o paladar já degusta melhor a comida. Após três semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora. Em 12 meses, o risco do infarto do miocárdio é reduzido pela metade. 


“Além disso, os resultados do tratamento oncológicos são mais positivos para pacientes que abandonaram o uso de cigarro”, frisa a médica. 


Apoio


O CEONC Hospital do Câncer conta com equipe que atua prontamente no combate ao tabagismo através de orientações dos profissionais de saúde, campanhas e tratamentos medicamentosos para ajudar no processo de cessar o tabagismo. Além disso, há programas para indivíduos que desejam abandonar este vício via saúde básica – UBS de vários municípios – que auxiliam durante todo esse processo.


Benefícios de parar de fumar:

-Após 20 minutos, a pressão sanguínea e a pulsação voltam ao normal

-Após 2 horas, não há mais nicotina circulando no sangue

- Após 8 horas, o nível de oxigênio no sangue se normaliza

-Após 12 a 24 horas, os pulmões já funcionam melhor

- Após 2 dias, o olfato já percebe melhor os cheiros. O paladar já degusta melhor a comida

- Após 3 semanas, a respiração se torna mais fácil e a circulação melhora

-Após 1 ano, o risco de morte por infarto do miocárdio é reduzido à metade

- Após 10 anos, o risco de sofrer infarto será igual ao das pessoas que nunca fumaram

© Copyright 2023 Grupo Tarobá