Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Educação inaugura primeira parede de escalada para Educação Física

21/05/23 às 16:33 - Escrito por Assessoria de imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal de Educação (SME) vai inaugurar na próxima segunda-feira (22), às 10h30, a primeira Parede de Escalada na modalidade Boulder, da rede municipal de ensino. A primeira unidade a receber o protótipo da parede de aventura será a Escola Municipal Cecília Hermínia Oliveira Gonçalves, localizada na rua Lourenço da Veiga, 241, no Jardim Sabará I, zona oeste.


Na modalidade, os participantes são desafiados a praticar travessias horizontais, sem a necessidade de equipamento de segurança. As paredes são feitas utilizando placas modulares de 160cm de largura por 220cm de altura e 18mm de espessura, e ficam de 30 a 40 cm de altura do chão, que estará protegido com placas de EVA ou tatames. Elas também contam com uma leve inclinação, para evitar que, ao deslizar, a criança machuque o joelho, e são montadas para serem usadas horizontalmente. Com isso, os alunos da rede municipal de ensino não terão perigo de sofrer quedas altas ou se machucar praticando a escalada indoor.


Segundo o coordenador dos projetos culturais e esportivos da rede municipal de ensino, Alexandre Segantin, inicialmente 30 escolas municipais irão receber a parede de escalada, que será entregue e instalada nos próximos meses. No momento, a empresa CRUX Agarras, vencedora da licitação, está confeccionando as placas. Ela tem o prazo contratual de 12 meses para realizar a produção e a instalação das placas, a contar deste mês. Para tanto, ela receberá R$ 390 mil. Cada escola receberá de três a cinco placas dependendo do espaço que elas têm para a instalação adequada, e, por isso, o valor médio de investimento em cada unidade será de R$ 13 mil.

Leia mais:

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Acidente entre carro e caminhão é registrado na Avenida Assunção

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Veículo da Uopeccan tomba após batida no cruzamento no centro de Cascavel

Imagem de destaque
12°C

Londrina deve registrar temperatura mais baixa do ano neste sábado

Imagem de destaque
INVESTIMENTOS

Itaipu investe em atualização do parque tecnológico do Honpar, em Arapongas


Entre os benefícios da prática da escalada estão: o desenvolvimento de uma maior consciência corporal do praticante, identificando seus limites e suas potencialidades; o desenvolvimento de habilidades motoras e de coordenação; o aumento da massa óssea, evitando fraturas; aumento da flexibilidade e do equilíbrio; o aprender a lidar com os medos e as inseguranças; desenvolvimento da capacidade de concentração, de atenção e de foco; o desenvolvimento do pensamento tático e estratégico; o aumento da capacidade de resolver problemas e de fazer escolhas; o desenvolvimento da comunicação, do autocuidado, da empatia, cooperação, de saber lidar com a imprevisibilidade diante do cenário desafiador, da socialização, além de ser um momento de recreação para as crianças.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá