Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Em Cascavel, Huop promove nesta segunda-feira (20), mutirão de exames de colonoscopia

16/03/23 às 14:59 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

Em alusão a campanha Março Azul, mês de conscientização e prevenção do câncer de intestino, será realizado na próxima segunda-feira (20), o mutirão de colonoscopia no Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), em Cascavel.


Os exames serão realizados das 13 às 16 horas e cerca de dez pacientes já cadastrados no sistema do HUOP passaram pelo mutirão.

Leia mais:

Imagem de destaque
APREENSÃO

PF fecha depósito ilegal e apreende grande carga de mercadorias estrangeiras

Imagem de destaque
POLICIAL

Caminhonete tomada em assalto é recuperada pela PM em frente ao HUOP

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Mulher tem ferimentos moderados ao se envolver em acidente no Coqueiral em Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Conforme delegado, casal teria jogado mulher em rio após ela ter feito comentários sobre traição

    

O objetivo é a prevenção através de exames simples, já que o câncer intestinal é um dos três tipos mais letais no Brasil e traz sofrimento ao paciente e seus familiares. A prevenção e os exames de rotina são a única maneira de enfrentar e reverter esse cenário, por isso a importância de alertar a população. 

     

A Sociedade Brasileira de Endoscopia Digestiva (SOBED), Sociedade Brasileira de Coloproctologia (SBCP) e Federação Brasileira de Gastroenterologia (FBG), junto com as sociedades regionais de Endoscopia e Coloproctologia uniram esforços em nova força-tarefa para levar essa mensagem aos brasileiros através da campanha Março Azul 2023.

     

Para André Pereira Westphalen, Coordenador e Responsável Técnico Médico do Setor de Endoscopia do HUOP, e atual presidente da Sociedade Paranaense de Coloproctologia, “esse mutirão ajudará a alertar a população sobre as medidas possíveis na prevenção do câncer de intestino, assim como sensibilizar os gestores públicos para investimentos, tanto na prevenção como no diagnóstico precoce deste câncer, em grande parte das vezes evitável, ou mesmo curável,  se diagnosticado no início da doença. Buscamos também apoio para aprovação do projeto de Lei 5024/2019 que inclui o Março Azul na agenda oficial da saúde brasileira; e a Unioeste e o HUOP, como instituições modificadoras da sociedade, tanto em saúde quanto em educação, não poderiam estar fora dessa campanha”, finaliza Westphalen.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá