Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Em Foz do Iguaçu, lei torna obrigatório o ensino bilíngue na rede municipal

15/03/23 às 14:54 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

O prefeito Chico Brasileiro sancionou nesta quarta-feira (15) a Lei nº 5.215, que torna obrigatória a implantação dos componentes curriculares de inglês e espanhol nas escolas da rede municipal de ensino. 


A lei prevê que o ensino de inglês e de espanhol seja obrigatoriamente ofertado como atividade extracurricular e que faça parte da matriz curricular nas unidades escolares de período integral. Ficará a cargo da Secretaria da Educação o planejamento e as formações continuadas do corpo docente. 


A assinatura aconteceu no gabinete do prefeito e foi acompanhada pelo autor do projeto de lei, vereador Adnan El Sayed; a secretária da educação Maria Justina da Silva; o reitor da Universidade Federal da Integração Latino Americana (Unila), professor Gleisson Pereira de Brito e a professora da universidade Jorgelina Tallei.

Leia mais:

Imagem de destaque
SEXTA E DOMINGO

Confira o que abre e o que fecha em Londrina neste feriado de Páscoa

Imagem de destaque
POLICIAL

Homem que roubou quatro mulheres na mesma noite é preso pela Polícia Civil

Imagem de destaque
PROBLEMAS

Caixa é pendurada para sinalizar fios soltos na região central de Cascavel

Imagem de destaque
POLICIAL

Polícia Civil realiza Operação Saturação para coibir crimes em Cascavel


As aulas de inglês e espanhol são ofertadas pelo município desde o ano passado, mas com a sanção da lei, a obrigatoriedade passa a ser também das próximas gestões. “Vivemos numa região de fronteira onde o ensino desses idiomas é essencial e temos a obrigação de ofertar possibilidades às crianças. É papel da escola proporcionar o crescimento e o desenvolvimento intelectual dos alunos”, disse o prefeito. 


O vereador Adnan El Sayed destacou a atuação da Secretaria da Educação e das universidades, como a Unila, na implantação e desenvolvimento dos projetos.  “É um sonho antigo de todos nós e que se concretiza aos poucos. Com essa institucionalização, o projeto será mantido no futuro. Qualquer prefeito deverá manter o ensino do inglês e do espanhol”, completou.


As aulas de inglês são ofertadas para todos os alunos dos 5º anos das 50 escolas no contraturno escolar. Nas três escolas de período integral, de jornada ampliada e nos centros de convivência escola-bairro são ofertadas as aulas de inglês também para os 4º anos. O espanhol é ofertado para alunos do 1º ao 3º ano nas escolas de tempo integral: Gabriela Mistral, Jardim Naipi e Parigot de Souza e no CEB Érico Veríssimo. 


“São mais de 5 mil alunos hoje sendo atendidos no contraturno com aulas de inglês, robótica, música e estamos trabalhando para ampliar a oferta de atividades”, adiantou Maria Justina, secretária da Educação. As aulas de inglês e espanhol tem parcerias com a Unila e Unioeste.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá