Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Empresas já se beneficiam de energia limpa gerada por usina híbrida de Ouro Verde do Oeste

03/03/21 às 11:32 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Assumir sua responsabilidade socioambiental é uma das contribuições que as empresas podem oferecer ao planeta. Pequenas atitudes somadas podem refletir em grandes transformações. O uso de energias limpas e renováveis, aquelas que não liberam na atmosfera gases poluentes causadores do efeito estufa, é uma das formas de colaborar. Na região Oeste do Paraná, empresários já estão despertando para essa realidade, mudando o tipo de energia consumida em seus negócios.

A EnerDinBo, usina híbrida de biogás e fotovoltaica localizada em Ouro Verde do Oeste, traz contribuições que vão muito além de permitir que as luzes sejam acesas ou os eletrodomésticos funcionem: ela produz energia a partir da luz do sol e dos dejetos de suínos, um gritante passivo ambiental na região. A usina já deu início à produção, em outubro do ano passado, e o repasse às empresas interessadas está em fase de testes: uma cooperativa parceira compra a energia da usina e faz a distribuição.

O empresário da Dinamica Merchandising, Gilberto Lorenzi, acredita muito no poder que o homem tem de ajudar a natureza. Há tempos é um entusiasta das energias renováveis e, em sua casa, já conta com a energia solar há 5 anos. Recentemente, passou a usufruir da energia da usina durante esse período probatório. Ele aguarda os resultados financeiros nas próximas contas de luz, porém, já está contente em promover a consciência ambiental. “O empresário tem como um de seus papéis ajudar a natureza. Temos tantas fontes de energia limpa, sendo assim, não precisamos degradar a natureza para realizar as nossas operações”, reflete.

Leia mais:

Imagem de destaque
AÇÃO PEDIA R$100 MI

Londrina terá que pagar R$ 5,18 milhões para banco após decisão do TJ-PR

Imagem de destaque
SITUAÇÃO PIOROU

Posto de combustíveis desativado se transforma em mocó na Celso Garcia Cid

Imagem de destaque
IMAGENS IMPRESSIONAM

Polícia procura motorista que atropelou em matou homem deitado no meio da rua

Imagem de destaque
PROJETO DE LEI

Empresas de transporte público terão que divulgar informações sobre veículos

 A estimativa é de que o uso da energia híbrida possibilite o abatimento de uma conta de luz ao ano. Quem aderir à cooperativa não terá custo para que esse desconto seja efetuado. Só os dejetos de suínos são capazes de gerar hoje 1 megawatt/hora, o que é suficiente para abastecer cerca de 2.500 residências. A intenção é ampliar a produção para 2,5 megawatt/hora, para alcançar o equivalente a 6 mil residências.

 Por enquanto, 12 empresas recebem a energia da EnerDinBo, por intermédio da cooperativa parceira. “A energia chega através da rede de distribuição da Copel. A usina está ligada à rede da companhia e as empresas também, portanto, para distribuição utilizamos a mesma rede já existente”, explica Sérgio Ferreira de Lima, coordenador da cooperativa.

 Encantado com a dimensão dos benefícios da usina híbrida, Gilberto destaca o quanto é importante olhar o entorno e fazer algo, mesmo que a ação pareça irrisória. “É o nosso momento de fazer algo! Para quem entende que preservar a natureza é importante, esta é a grande oportunidade. Convido que mais empresários possam conhecer esse projeto e deixem o seu legado para as suas gerações futuras”.

ASSESSORIA

© Copyright 2023 Grupo Tarobá