Nesta quarta-feira (27), os oito totens de segurança, instalados em Londrina, foram ativados junto a Central da Guarda Municipal (GM) e já estão funcionando.
Os equipamentos, que vão funcionar 24 horas por dia, possuem câmeras de vídeo com cobertura de 360º simultâneas, módulo de gravação de vídeo, áudio e dados, alto-falante, alerta com luzes coloridas, sirene e sensor de temperatura, além de um botão de acionamento de emergência da GM.
Leia mais:

Londrina lidera ranking com mais casos confirmados de dengue no Paraná

Secretário de Gestão de Londrina é reconduzido à presidência de órgão estadual

Prefeitura oferece passeios natalinos em ônibus panorâmico para idosos dos CCIs

Câmara aprova lei que proíbe aluguel de animais para fins de segurança
“O equipamento permite que a pessoa, ao acionar o botão, fale diretamente com o agente da Guarda Municipal na nossa central. Permite também que a gente possa acionar uma sirene no momento em que identificar alguém cometendo a infração, chamar a atenção da pessoa e a guarda pode falar diretamente com ele através de um alto-falante. Permite ainda que a gente coloque algumas vinhetas publicitárias chamando a atenção da comunidade local”, explicou o Coronel Pedro Ramos, secretário de defesa social.
Outro totem está em fase de testes na Escola Melvim Jones, no Jardim Edy, na zona oeste. O equipamento funciona de maneira semelhante aos demais, a diferença é que apresenta sensor de movimento, uma ferramenta que pode auxiliar na segurança dos prédios públicos.
O diferencial dos totens está na resposta imediata de diversas situações, como por exemplo, ameaças de invasões e suspeitas de tentativas de vandalismo contra prédios públicos e também denúncias da população.
Em casos de grandes eventos, a Guarda poderá intensificar o monitoramento por meio dos equipamentos, que também estão preparados para coibir quem pretende aplicar trotes na corporação.