Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Escolas Municipais e CMEIs de Londrina recebem equipamentos de tecnologia

23/03/23 às 17:51 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

As aulas e projetos desenvolvidos na rede municipal de ensino em Londrina serão ainda mais modernos e avançados dentro da tecnologia digital. Isso será possível graças aos 4.352 aparelhos celulares, 4.262 óculos 3D de realidade aumentada e 122 kits de tecnologia que a Prefeitura de Londrina adquiriu, por meio da Secretaria Municipal de Educação (SME).


Todos os materiais estão sendo disponibilizados para 88 escolas municipais e 33 Centros Municipais de Educação Infantil (CMEIs) de Londrina, sendo que a entrega começou na manhã desta quinta-feira (23), no gabinete do prefeito Marcelo Belinati, e deve terminar até o final da próxima semana.


Segundo o prefeito, essa foi a primeira grande entrega de equipamentos de som e imagem às unidades escolares da rede municipal de ensino de Londrina. Ao todo, a Prefeitura Municipal investiu R$ 7.226.568,04 na compra dos itens, adquiridos por meio de licitação.

Leia mais:

Imagem de destaque
NO DIA 4 DE MAIO

Entidades de Apucarana planejam ações no trânsito durante o “Maio Amarelo”

Imagem de destaque
RISCO DE ACIDENTES

Mato alto atrapalha visibilidade de motoristas na marginal da PR-445 em Cambé

Imagem de destaque
FISCALIZAÇÃO

Donos não conseguem regularizar chácaras e podem receber multas milionárias

Imagem de destaque
MULHER MORREU

Motorista que fugiu após acidente na Estrada da Perobinha presta depoimento


“Essa é uma ação fundamental da Prefeitura de Londrina. Primeiro, que as crianças de hoje são muito mais tecnológicas que nós, pais. Eles entendem de tudo e eu, por exemplo, ainda estou na época dos DVDs e nem existe mais isso. A criança já nasce na era da tecnologia. E, essas tecnologias são fundamentais para melhorar cada vez mais a qualidade do ensino. São imagens com explicações de arte, cultura, biologia e funcionamento do corpo humano, que permitem a eles assistirem as aulas e ouvirem o que está sendo falado, o que facilita muito a memorização. É um passo a mais que Londrina dá para melhorar a qualidade do ensino da rede municipal, que já é uma das melhores do Brasil”, disse Marcelo.


Durante a solenidade, as diretoras das Escolas Municipais Ignez Corso Andreazza, José Garcia Villar, Andrea Nuzzi, e Jadir Dutra, e do CMEI Laura Virgínia estiveram no gabinete para receber os materiais das mãos da secretária de educação e do prefeito. Segundo Moraes, todos os educadores passarão por cursos, para aprender a utilizar corretamente os diversos equipamentos tecnológicos, como smartphones, câmeras fotográficas profissionais, kit iluminação com três pontos de luz, Chroma Key, teleprompter, mesas digitalizadoras, entre outros listados abaixo.


A secretária municipal de Educação, Maria Tereza Paschoal de Moraes, explicou que os equipamentos entregues fazem parte de um Kit de som e imagem para uso pedagógico e eram um pedido dos profissionais da própria rede. “São ferramentas e estratégias que os professores, a partir de agora podem usar para melhorar a aula e torná-la mais dinâmica. Tem para uso individual dos alunos e uso coletivo, como é o caso da câmera fotográfica profissional; tem muitas ferramentas que vamos usar como estratégia de leitura, nas redes sociais das escolas municipais, que tem sido importantes de contato com os pais. Muitas vezes, os professores os próprios recursos ou as escolas juntavam dinheiro na promoção e compravam. Agora, a gente supri todas essa necessidade”.


O presidente do Conselho Municipal da Educação (CMEL), João Marcos Machuca de Lima, lembrou das mudanças trazidas com a pandemia e a intimidade das crianças  com as novas tecnologias. “Como presidente do Conselho da Educação, fico muito orgulhoso de estar aqui hoje presenciando esse momento tão importante para as escolas, afinal de contas a gente acompanha todos os processos, desde a roçagem, a melhoria de estrutura física até o pedagógico. E a pandemia trouxe uma nova perspectiva para a sala de aula e tenho certeza que essas ferramentas vão permitir que cada um de nós, nas unidades escolares, possamos usar como ferramenta pedagógica”, falou.


Para a professora Débora Franzo Peneseuti, da Escola Municipal América Sabino Coimbra, os aparelhos tornarão as aulas mais atrativas para os pequenos e vem em uma boa hora, visto que, após a pandemia, houve uma mudança no perfil dos alunos, que agora tendem a ficar mais dispersos e com menos atenção aos livros.


Assim, os recursos tecnológicos podem ajudar os professores em sala de aula, chamando a atenção das crianças. “Temos um projeto do Podcast desde 2022, que utilizamos para trabalhar o gênero oral e discursivo com as crianças, e envolve as tecnologias, porque eles fazem todo o roteiro e vamos até as pessoas para entrevistá-las. Agora, com todos esses recursos, estamos pensando em fazer um estúdio na escola para deixá-lo fixo e entrevistarmos todos lá. Além disso, as tecnologias motivam nossos alunos, porque depois da pandemia eles não estão tão interessados nos livros, e quando a gente traz uma coisa diferente, como o celular, ou faz um gênero diferente como o Podcast, isso enriquece muito a aula”, explicou a professora.


A gestora da Escola Municipal Maria Shirley Barnabé Lyra, Osvaldinéia Santos Barreto, contou que em sua unidade escolar já é desenvolvido um jornal e um Podcast entre as crianças, que agora utilizarão esses equipamentos.


Kit Tecnológico para as escolas municipais

Kit iluminação com três pontos de luz

Chroma Key – suporte e fundo verde

Tripé profissional foto e vídeo

Câmera Digital Profissional

Lente Digital Profissional

Cartão de Memória

Adaptador multi-display

Microfone direcional

Microfone sem fio de mão

Tela para projetor com tripé

Filtro de linha 5 tomadas

Mesa digitalizadora

Fone para estúdio

Microfone tipo lapela

Teleprompter

Óculos 3D de realidade virtual

Celular


Kit Tecnológico para os CMEIs 

Kit iluminação com três pontos de luz

Tripé profissional foto e vídeo

Câmera Digital Profissional

Lente Digital Profissional

Cartão de Memória

Adaptador multi-display

Microfone direcional

Microfone sem fio de mão

Filtro de linha 5 tomadas

Mesa digitalizadora

Fone para estúdio

Teleprompter

© Copyright 2023 Grupo Tarobá