Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Espetáculo Dom Quixote reúne mais de 200 alunos da Escola Municipal de Dança

25/11/22 às 09:41 - Escrito por Assessoria de Imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

Há 29 anos, a EMD (Escola Municipal de Dança de Londrina) realiza um evento audacioso: reunir centenas de alunos de diferentes idades e níveis de balé no mesmo palco para uma apresentação de encerramento das atividades do ano letivo. Mas não se trata apenas de um evento para amigos e familiares, mas de um espetáculo digno de grandes companhias, cuja montagem reúne figurinos exclusivos, cenários desenvolvidos por artistas locais e bailarinos (alunos que vão do pré-balé ao 8º ano e participação de profissionais). 


Este ano, a comemoração vai ser igualmente grandiosa, quando mais de 200 alunos – representando espanholas e ciganos – contarão a história de amor proibido do “Balé Dom Quixote”, um clássico do chamado “ballet de repertório”. As apresentações acontecem entre os dias 01 e 04 de dezembro, às 20h, e também dia 04, às 16h (balé infantil), no Teatro Ouro Verde. A produção é feita de forma independente, custeada com a ajuda dos pais dos alunos.


Baseado no livro clássico Dom Quixote de La Mancha, de Miguel Cervantes, o Balé Dom Quixote teve sua primeira adaptação para o balé em 1740, na Áustria, por Franz Hilverding, depois com Jean Georges Noverre, em 1768, também em Viena, com música de Josef Starzer. Desde então, o romance tem sido representado de diversas formas e linguagens artísticas em todo o mundo. Já em 1869, o Ballet Imperial, no Teatro Bolshoi, estreou uma das mais conhecidas montagens de balé, com a coreografia de Marius Petipa e música de Ludwig Minkus, em Moscou, na Rússia. Essa é, justamente, a versão na qual a EMD preparou sua releitura para contar as aventuras de Dom Quixote e de Sancho Pança em meio ao romance da jovem Kitri com o barbeiro Basílio. A característica principal do espetáculo são os traços hispânicos, com cavaleiros animados e espevitadas senhoritas.

Leia mais:

Imagem de destaque
POPULAÇÃO ACOLHEDORA

Andarilhos revelam motivos por escolherem Londrina: "capital do morador de rua"

Imagem de destaque
PROBLEMA RENAL

Vereadora Mara Boca Aberta realiza procedimento cirúrgico após passa mal em casa

Imagem de destaque
VEJA COMO SE INSCREVER

Inscrições abertas para concurso público de procurador do Município de Londrina

Imagem de destaque
DENTRO DE CASA

Homem com tornozeleira eletrônica é preso com maconha, crack e cocaína em Cambé


A montagem em questão, segundo Luciana Lupi, coordenadora pedagógica da EMD e diretora geral do espetáculo, é considerada “ballet de repertório”, um espetáculo clássico que conta uma história por meio de coreografias divididas em atos, ou cenas, que ajudam a construir a linha temporal da narrativa, característica similar às peças de teatro. “Nossa montagem será realizada na íntegra a original, divida em quatro grandes atos. No total, serão 24 coreografias de balé clássico e outras três danças contemporâneas adaptadas à montagem.”


 Um dos momentos mais importantes nesse balé é o Grand Pas De Deux, com os personagens Kitri e Basílio, que já foram interpretados por grandes bailarinos da história do balé em todo o mundo. “Dentre os alunos da escola, temos cinco formandas que farão várias participações, além de outros personagens.” A direção artística é de Marciano Boletti.


Conforme a coordenadora, a preparação para este grande espetáculo começa no início do ano letivo, quando a história da montagem, bem como o estilo do espetáculo e técnicas são ensinadas de acordo com o nível de cada turma e bagagem acumulada. “Desde o início do ano, os alunos já têm contato com o que vem pela frente e as técnicas que serão utilizadas na montagem. Fechar o ano com um espetáculo como esse é uma forma de colocarem em prática de forma artística o que aprenderam em sala de aula”, diz, completando que, participam alunos da unidade Centro (sede) e da unidade Norte. Além dos alunos, haverá participação especial do bailarino Matheus Nemoto, que integra o corpo profissional do Ballet de Londrina e já foi aluno da EMD, depois de ser descoberto pelo extinto projeto Faces, que era realizado em escolas públicas da periferia de Londrina.


A história


Dom Quixote, seguido de seu fiel escudeiro Sancho Pança está em busca de Dulcinea, sua amada que surgiu em seus sonhos. Chegando em Sevilha, ele conhece Kitri – uma bela jovem prometida em casamento ao nobre Gamache – e a confunde com sua amada. Kitri e seu amado Basílio, seguindo os conselhos de Espada e Mercedes, acompanham Dom Quixote e Sancho Pança até um acampamento cigano, onde permanecem. Ao chegar, Dom Quixote luta contra moinhos de vento pensando serem gigantes que ameaçam a segurança de Dulcinea. Depois, cai em um sono profundo e sonha com moças dentre as quais, Kitri simboliza Dulcinea. Lorenzo, o pai de Kitri, a encontra e força a jovem a casar-se com Gamache. Basílio finge cometer suicídio e Kitri pede que Dom Quixote convença seu pai a deixá-la se casar com o cadáver. Depois de receberem o consentimento, Basílio “ressuscita” e agradece, ao lado de Dom Quixote, por Lorenzo e Gamache terem aceitado o amor dos jovens. O casamento acontece e Dom Quixote se despede, para continuar sua aventura em busca da amada de seus sonhos.

 

SERVIÇO:


Espetáculo Dom Quixote – Montagem da Escola Municipal de Dança


Data: Dias 01, 02, 03 e 04 de dezembro, às 20h; 04 de dezembro, às 16h (balé infantil)


Local: Teatro Ouro Verde (Rua Maranhão, 85)


Valor: R$ 15,00 (meia-entrada) e R$ 30,00 (inteira). Os ingressos estarão sendo vendidos até dia 30 de novembro na secretaria da Funcart (das 8h-12h e 13h30-19h). Após, na bilheteria do Teatro Ouro Verde (das 14h-18h).


Classificação: Livre

© Copyright 2023 Grupo Tarobá