Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Exames para detecção do coronavírus devem ser agendados via Plantão Covid

10/01/22 às 13:49 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A partir de terça-feira (11), as pessoas que têm sintomas respiratórios - como coriza, tosse e espirros - serão atendidas em quatro locais de referência em Foz do Iguaçu: a UPA (Unidade de Pronto Atendimento) Dr. Walter Cavalcanti Barbosa, no Morumbi, a Unidade Básica de Saúde Padre Ítalo 24 horas, e as unidades do Cidade Nova e Lagoa Dourada.

A orientação para as pessoas com esses sintomas é que busquem primeiro o Plantão Covid, por meio dos telefones 0800-6455655 (ligação gratuita) e 3521-1800 (ligação e whatsapp), para o agendamento dos exames de detecção da covid-19, evitando assim um tempo maior de espera e aglomerações.

Nesta segunda-feira (10), os exames estão sendo feitos na UPA do Morumbi e na Unidade Básica Padre Ítalo 24h. A Prefeitura de Foz do Iguaçu está monitorando o fluxo de atendimentos diariamente e redefinindo as estratégias de organização para assegurar a assistência a todos os pacientes. Por este motivo, houve a ampliação do atendimento em outras unidades.

Leia mais:

Imagem de destaque
HOMICÍDIO

Homem é morto após se envolver em confusão e ser baleado na rua Guilherme Piovesan

Imagem de destaque
NESTE DOMINGO

Homem é encontrado morto em barracão na Rua Belo Horizonte em Cambé

Imagem de destaque
CONFUSÃO

Mulher fica ferida ao ser golpeada com facão por irmãos no bairro Cascavel Velho

Imagem de destaque
COMEMORAÇÃO

População prestigia aniversário de 6 anos da Feira do Teatro

Alterações

O fluxo dos atendimentos dos pacientes respiratórios foi alterado na última semana após reunião do Comitê de Enfrentamento à Covid-19 devido ao grande aumento de casos da doença registrado na última semana, após as festividades e viagens de fim de ano. Além de desafogar o fluxo nas Unidades de Pronto Atendimento (UPA), voltadas ao atendimento dos casos de urgência e emergência, e da redução do tempo de espera, a intenção é melhorar o fluxo e dar mais agilidade aos atendimentos na rede municipal de saúde.

Em uma semana, de acordo com a Vigilância Epidemiológica, foram registrados 1.257 casos de covid em Foz. Embora não sejam casos graves - uma vez que não houve aumento do número de internamentos e de óbitos, a preocupação é com a grande demanda nas UPA, que registraram um aumento de cerca de 40% nos atendimentos, e nas Unidades Básicas de Saúde, que tiveram um acréscimo de 50% na procura dos pacientes.

O aumento na demanda também refletiu nos atendimentos do plantão covid. Do começo do ano para cá, foram 4.316 atendimentos, via chat e por ligação. “Por isso, pedimos aos pacientes que tenham um pouco de paciência. Todos serão atendidos e terão os exames agendados”, afirma o médico responsável pelo plantão, Ulisses Figueiredo. Ele relata ainda a preocupação com a nova variante do coronavírus. “A Ômicron tem se demonstrado extremamente contagiosa. Por isso, pedimos a toda a população que reforcem os cuidados básicos: uso de máscara, higienização das mãos e distanciamento social se tornam ainda mais fundamentais neste momento”.

Pacientes assintomáticos

As pessoas assintomáticas (que não apresentam sintomas da doença) também podem agendar o teste rápido da covid-19, que será feito em cinco unidades básicas de saúde. O morador deverá agendar o teste pelo site da Prefeitura (https://bit.ly/examecovid-Foz) e escolher a unidade mais próxima: UBS São João (Nordeste), Vila C Velha (Norte), Morumbi 2 (Leste), Maracanã (Oeste) e Padre Monti (Sul).

Vacinação

A Secretaria Municipal de Saúde alerta também para a necessidade daqueles que ainda não completaram o ciclo vacinal - primeira, segunda e terceira dose - comparecerem às unidades de saúde.

De acordo com os dados da Vigilância Epidemiológica, cerca de 84% dos óbitos por covid são de pessoas não vacinadas ou que não tinham o esquema vacinal completo; e cerca de 50% das internações são de pessoas que não receberam todas as doses de vacina. O único óbito registrado no mês de janeiro em Foz foi de um homem de 36 anos, que não havia recebido nenhuma dose de vacina contra a covid.

“Quero fazer um apelo para toda a população, para que procurem as vacinas nas nossas unidades básicas de saúde: primeira, segunda ou terceira dose. Lembrando que não é mais necessário fazer o agendamento, você pode ir a qualquer uma das unidades do município de Foz. Lembre-se: vacinar-se é um ato de caridade consigo e com terceiros”, afirma o prefeito em exercício de Foz do Iguaçu, delegado Francisco Sampaio.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá