Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Família do oeste do Paraná é destaque na produção de framboesas

03/05/23 às 13:31 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Ela pesa menos de cinco gramas. Tem pouco mais de três centímetros, mas enche a boca de sabor: estamos falando da Framboesa. 


Encontramos essa raridade numa pequena propriedade de central Santa Cruz, distrito de Cafelândia, na região oeste do Paraná. A família Fávero começou a cultivar a fruta há seis anos. O maior desafio foi fazer com que a espécie, natural de regiões mais frias, se adaptasse ao clima daqui.

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA COMO

Produtores locais podem se inscrever para 1° Festa Rural de São Luiz

Imagem de destaque
ABRE E FECHA

Confira como funcionam os serviços municipais no feriado da Sexta-feira Santa

Imagem de destaque
ATENÇÃO MOTORISTAS

Prefeitura de Cambé inicia instalação de radares e câmeras de monitoramento

Imagem de destaque
500 MIL DEVEDORES

Receita alerta patrões para débitos em contribuições de empregados domésticos


O cultivo exige dedicação. Varais de Cisal cortam a propriedade pra dar suporte às plantas. A poda é constante, para que elas se mantenham produtivas. É um cultivo que dá trabalho e a colheita é toda manual, mas é um retorno que vale a pena. Cada quilo de framboesa sai da propriedade por R$ 180.


Com 5 mil pés plantados, em época de produção são colhidos cerca de 25 kg por semana. A família criou uma agroindústria para congelar a framboesa a vácuo. Dessa forma, a fruta dura até 5 meses, sem o uso de conservantes. Como é um produto de alto valor agregado, os principais clientes são restaurantes de alta gastronomia e produtores de cervejas artesanais.


A aposta deu frutos, hoje boa parte da renda da família está na venda de framboesas. O plano é expandir os negócios e mostrar que o oeste do Paraná também produz pequenas riquezas.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá