Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Foliões devem tomar cuidados para evitar golpes no Carnaval segundo advogado

15/02/23 às 20:15 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

As aglomerações nos blocos de Carnaval são um prato cheio para golpes. Alguns criminosos aproveitam a desatenção dos foliões e se disfarçam de vendedores ambulantes para cometerem fraudes. Especialistas reforçam a importância de tomar algumas precauções nos dias de festa para evitar prejuízos financeiros.


De acordo com o advogado Fernando Peres, o Carnaval é um momento em que as vítimas ficam mais vulneráveis. Além de garantir que a senha não esteja visível para outra pessoa ao redor, é importante tomar também outros cuidados, como ficar de olho se a compra foi ou não efetuada.


“Os criminosos procuram conquistar as vítimas com desatenção, então na maioria dos casos eles vão utilizar o cartão de crédito ou débito porque é o meio mais fácil e mais rápido. Por exemplo, fazer uma cobrança e sair daquele local e sumir. Ele pode simular que a compra não foi efetuada e pedir segundo pagamento, também existem adulterações na máquina que fazem com que ele consiga aplicar golpes também. Isso é algo que temos que dedicar uma atenção maior”, disse o advogado.

Leia mais:

Imagem de destaque
CONFUSÃO NO TRÂNSITO

Moradores se reúnem e apelam por finalização de obras no Terminal Acapulco

Imagem de destaque
BENEFÍCIOS

Secretaria Municipal de Cultura abre editais para a seleção de Vilas Culturais

Imagem de destaque
NESTA SEGUNDA-FEIRA

Polícia Rodoviária Federal apreende mais de 52 quilos de cocaína em Cambé

Imagem de destaque
ATENÇÃO!

Copel alerta consumidores sobre mudança de visual em contas de luz no estado


Ainda segundo Peres, também é importante manter ativas no celular as notificações do aplicativo do banco. Assim, sempre que fizer uma transação, uma mensagem do banco será enviada e, em caso de golpe, terá condições de entrar em contato com a instituição financeira.


“Nós temos que nos preparar antes de sair para uma festa e levar os cartões, mas evitar sair com uma grande quantidade. E no cartão que levar, é necessário verificar configurações e limites de pagamento. Por exemplo, no pagamento por aproximação, eu posso limitar o valor que vai ser pago a cada comento. Se caso aconteça algo, há um limite. E também é importante que eu configure no aplicativo para receber uma mensagem cada vez que o cartão for utilizado”, explicou.


Peres ressalta, ainda, a necessidade de verificar o valor digitado na máquina e pedir o comprovante impresso. Em caso de roubo, comunicar imediatamente o banco e registrar um boletim de ocorrência.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá