O Fórum Eleitoral de Londrina realiza desde quinta-feira (19) a testagem das urnas eletrônicas de Londrina e Tamarana. São pelo menos 1200 equipamentos, já que ao todo são 1065 sessões eleitorais, mais 10% que ficam à disposição como urnas reservas.
Essa é a primeira etapa do processo de vistoria. Neste momento, é testado o funcionamento dos componentes das urnas, desde teclado, impressora, memória e sensor biométrico. "Tudo para que o equipamento funcione adequadamente no dia da votação", explicou a analista judiciário, Jacqueline Volpi. A segunda etapa deve ocorrer em setembro.
Volpi explica que a etapa final de testes ocorre através de uma cerimônia pública, próximo às eleições, e tem o processo todo divulgado à imprensa. "Tem uma data prevista que é divulgada em edital e aí através de programas especiais, depois das escolhas dos candidatos, preparam-se as mídias e as mídias trazem o programa para as urnas", informou a analista.
As eleições gerais estão agendadas para dia 2 de outubro, em primeiro turno, e 30 de outubro em segundo turno. Este ano, a população vota para escolher o presidente da República, governadores, senadores, deputados federais, estaduais e distritais.