Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Foz abre agendamento para vacinação contra covid de lactantes com bebês até seis meses

10/06/21 às 16:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria de Saúde de Foz do Iguaçu ampliou a vacinação contra a covid-19 para lactantes com bebês de até seis meses. Elas podem ser vacinadas a partir desta sexta-feira (11) e o agendamento já está aberto no site da prefeitura (vacinacao.pmfi.pr.gov.br).

"Especialistas afirmam que com a vacinação de gestantes, puérperas e lactantes, a chance do bebê conseguir a imunização é grande. A proteção é estendida ao bebê por meio do leite materno", afirmou a secretária de Saúde, Rosa Maria Jerônymo.

Essa prevenção proporcionada pela vacinação das mães se reflete na diminuição da mortalidade infantil, conforme a secretária. Em 2020, Foz alcançou a menor taxa de mortalidade infantil em 20 anos.

Leia mais:

Imagem de destaque
POLICIAL

PF deflagra operação de combate a crimes de abuso infanto-juvenil na região oeste

Imagem de destaque
MAL SÚBITO

Homem morre ao passar mal e sofrer queda de bicicleta em Foz do Iguaçu

Imagem de destaque
30ª EDIÇÃO

Feira do Peixe Vivo começa nesta quarta-feira na Praça Tomi Nakagawa

Imagem de destaque
CASCAVEL

Impressionante: carro fica destruído após acidente com caminhão na BR-467 em Cascavel

"Esse  é o resultado do esforço de toda a equipe de saúde e do trabalho pautado na ciência. Acreditamos que assim como o monitoramento e as ações para redução de mortalidade infantil, essa imunização das mães vai evitar o agravamento da doença na mãe e na criança", reiterou.

A vacinação contra a covid-19 para as lactantes será somente na sede Vigilância em Saúde, na Vila Yolanda, e o agendamento deve ser feito pelo link http://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/.

As mães lactantes devem apresentar no ato da vacina a autodeclaração preenchida - que está disponível na página da vacinação -, documento com foto, comprovante de endereço, CPF, certidão de nascimento da criança e cartão SUS, se tiver.

Grupos vacinados

A vacinação também segue sendo feita para pessoas com 53 anos ou mais, por meio do agendamento, e dos grupos prioritários, por busca espontânea. Nesses grupos estão trabalhadores de transporte aéreo, trabalhadores de transporte coletivo rodoviário, trabalhadores de limpeza urbana e manejo de resíduos, trabalhadores da saúde, educação, portuários, profissional/cuidador residência inclusiva, profissional ILPI, população acima de 60 anos ILPI, pessoas com deficiência permanente grave, pessoas com deficiência institucionalizadas, profissionais de saúde, gestantes e puérperas com comorbidades, forças de segurança e salvamento, forças armadas, pessoas com comorbidades e profissionais da assistência social.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá