Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Foz começa a aplicar dose de reforço para maiores de 18 anos

22/11/21 às 12:09 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Moradores que tenham completado o esquema vacinal há pelo menos cinco meses já podem agendar a vacinação; Secretaria da Saúde também abriu agendamento para primeira dose em adolescentes e segunda dose em atraso.

Começa nesta segunda-feira (22) a aplicação da dose de reforço contra a Covid-19 em pessoas acima de 18 anos que tenham completado o esquema vacinal há pelo menos cinco meses. O agendamento está disponível no site da Prefeitura: https://vacinacao.pmfi.pr.gov.br/. 

As doses serão aplicadas hoje a partir das 14 horas, na terça (23) e quarta-feira (24) das 8h às 18h nas unidades básicas de saúde. O avanço do calendário segue a orientação do Ministério da Saúde, que anunciou na semana passada a dose adicional para toda a população acima de 18 anos. Antes a indicação valia apenas para idosos com mais de 60 anos, profissionais da saúde e imunossuprimidos. O intervalo de aplicação também foi antecipado, de seis para cinco meses.

Leia mais:

Imagem de destaque
POPULAÇÃO ACOLHEDORA

Andarilhos revelam motivos por escolherem Londrina: "capital do morador de rua"

Imagem de destaque
PROBLEMA RENAL

Vereadora Mara Boca Aberta realiza procedimento cirúrgico após passa mal em casa

Imagem de destaque
VEJA COMO SE INSCREVER

Inscrições abertas para concurso público de procurador do Município de Londrina

Imagem de destaque
DENTRO DE CASA

Homem com tornozeleira eletrônica é preso com maconha, crack e cocaína em Cambé

Adolescentes e segunda dose

O agendamento no site da Prefeitura também está disponível para a primeira dose em adolescentes de 12 a 17 anos (com ou sem comorbidades) e segunda dose em atraso.

“Temos que avançar com a vacinação e estamos trabalhando fortemente para ampliar a cobertura da segunda dose. Muitas pessoas não voltaram às unidades de saúde para completar a imunização, que é fundamental”, disse a secretária de saúde, Rosa Maria Jerônymo.

De acordo com ela, moradores que estejam com a segunda dose em atraso poderão agendar a vacinação pelo site da Prefeitura ou procurar diretamente a unidade básica de saúde. “Atenderemos também por demanda espontânea para que possamos ampliar a cobertura vacinal. Já teríamos chegado a 100% de cobertura da população adulta com a segunda dose se não fossem os atrasos”, explica Rosa.

Conforme o levantamento do Programa Municipal de Imunização, mais de 18 mil pessoas estão com a segunda dose em atraso. São 5.714 moradores com doses da Pfizer em atraso; 3.723 da Coronavac e 9.102 da AstraZeneca.

Unidades de Referência

A partir de hoje (22), a Unidade de Saúde do Jardim Jupira passa a ser referência no atendimento a brasileiros residentes fora do país e estrangeiros que precisam receber a primeira ou segunda dose da vacina contra a Covid-19. Já para os moradores que precisam completar o esquema vacinal com a dose da Coronavac, a unidade de referência é a do Maracanã.

O município tem atualmente 108,6% de cobertura com a primeira dose ou dose única e 96,7% com a segunda dose. Entre os adolescentes, a cobertura vacinal chegou a 78,67%.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá