Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Foz estuda usar equipamentos do Hospital Muncipal para detecção de casos de dengue

23/03/23 às 13:22 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O prefeito Chico Brasileiro garantiu, em reunião nesta quarta-feira (22), o incremento das ações e expansão do auxílio ao combate à dengue em Foz do Iguaçu pela Secretaria de Estado da Saúde (Sesa). O assunto foi tema de uma reunião nesta quarta-feira (22) com o secretário de Estado da Saúde, César Neves. 


Foz do Iguaçu tem, até o momento, 1.103 casos confirmados de dengue e 16.881 notificações desde o início do ano epidemiológico, em agosto do ano passado. Três óbitos já foram registrados no município. 


“Viemos a Curitiba buscar o apoio da SESA no enfrentamento à dengue e à chikungunya. Foz vive um momento crítico e com certeza juntos – Prefeitura e Governo do Estado – vamos enfrentar esse desafio”, disse Chico Brasileiro. 

Leia mais:

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Segurança: Transitar fará vistoria obrigatória de táxis de Cascavel

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Mulher e criança ficam feridas em batida seguida de tombamento no Santa Cruz

Imagem de destaque
RECICLÁVEIS

Ministério Público emite recomendação para melhoria na gestão de resíduos em Londrina

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Mulher fica ferida em acidente seguido de capotamento no bairro Morumbi


O secretário César Neves informou que o Estado vem acompanhando de perto a situação e que irá apoiar o município com novos repasses de insumos e materiais medicamentosos. “Estamos acompanhando de perto esta situação para garantir que não exista nenhum tipo de agravamento. O Estado tem desenvolvido estratégias de combate ao mosquito e auxiliado a região desde o início do período sazonal com o envio de insumos medicamentosos, soros fisiológicos, capacitações e diversas ações que possam promover maior segurança à população”, destacou Neves. 


“É sempre válido ressaltar que a principal forma de combate ao Aedes aegypti se dá com a conscientização popular, que permite a eliminação do mosquito, com a  remoção dos criadouros e recipientes que acumulam água parada, impedindo sua proliferação”, salientou o secretário.


Foz do Iguaçu vem desenvolvendo uma série de ações de combate à dengue, desde a sensibilização nas escolas, mutirões em áreas de risco, limpezas de terrenos baldios, colocação de caçambas nos bairros para descarte de resíduos, intensificação das vistorias ambientais e aplicação de inseticida costal, além das ampliações de leitos no Hospital Municipal Padre Germano Lauck, e do atendimento para casos de dengue no Poliambulatório Nossa Senhora Aparecida, no Porto Meira. 


“A Sesa tem nos dado um grande apoio nesta luta e não tenho dúvidas de que estamos no caminho correto para vencê-la. Este é um desafio que demanda unidade e também o apoio da população. O secretário nos atendeu e sinalizou, para além do auxílio já prestado, novas ações do governo estadual para avançar ainda mais nessa missão”, adiantou Chico Brasileiro.


Dos 399 municípios paranaenses, 268 registram casos confirmados de dengue e 374 apresentam notificações. Os sintomas da doença são febre alta acompanhada de um ou mais sintomas como dor no fundo do olho, dor de cabeça, vômitos, náuseas, manchas avermelhadas pelo corpo e dor muscular.


“Hoje temos uma robusta rede hospitalar na região, que conta com mais de 500 leitos para atendimento de pacientes, o que nos garante, caso necessário, uma grande capacidade operacional. Temos realizado um grande investimento neste combate e, nos próximos dias, o Governo do Estado deve anunciar ainda mais ações de apoio para promover e fortalecer a luta contra o mosquito”, completou o secretário. O Paraná contabiliza 8.723 casos de dengue. 


Raquetes


O prefeito Chico Brasileiro recebeu a doação de 1.200 raquetes mata-mosquito da Câmara de Comércio e Assistência Internacional de Paraguai e China, com o objetivo de auxiliar o Município nas ações de combate à epidemia de dengue. 


A distribuição das raquetes, prevista para esta sexta-feira (24), será uma ação complementar à estratégia de combate à doença no município. Os equipamentos serão distribuídos pela Secretaria Municipal de Direitos Humanos e Relações Com a Comunidade a lideranças comunitárias da região Leste, região onde, conforme a Vigilância Epidemiológica, há maior notificação de casos da doença.


“A principal forma de combater a dengue é a prevenção, com os cuidados básicos de limpeza de quintais e de locais que possam acumular água. Vamos aproveitar o momento da distribuição das raquetes para reforçar a orientação aos moradores”, destaca o prefeito Chico Brasileiro. 


A secretária de Direitos Humanos e Relações com a Comunidade, Kelyn Trento, explica que os moradores receberam orientação sobre o uso das raquetes e será mantido um canal de diálogo sobre os cuidados de combate à dengue e para o feedback sobre os equipamentos. 


O Município de Foz do Iguaçu está em epidemia de dengue deste o dia 27 de fevereiro deste ano. No atual ano epidemiológico 2022/2023, são 16.881 casos notificados e 1.103 confirmados da doença.


As tratativas com a Câmara de Comércio e Assistência Internacional de Paraguai e China foram feitas pela Diretoria de Assuntos Internacionais do Município e o recebimento das raquetes teve apoio da Defesa Civil.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá