Cidade

Funcionamento dos bares da Paranaguá é foco em reunião sobre Código de Posturas

29 mai 2023 às 14:30

A discussão do novo Código de Posturas do Munícipio, realizada no sábado (27), acabou dando lugar para o grande dilema: a convivência dos donos de bares e dos moradores da Rua Paranaguá. Agora, um projeto será encaminhado para a Câmara.


No auditório da prefeitura, a proposta inicial era de discutir o novo Código de Posturas do Município - que é uma das oito leis complementares do Plano Diretor. No entanto, com a grande presença de donos de bares e moradores da Rua Paranaguá, o foco mudou.


Para quem representa a recém-criada "ARPU: Associação Rua Paranaguá Unida", a intenção é de buscar um equilíbrio entre as partes e de ter uma segurança jurídica, dentro das possíveis mudanças na lei.


Morador da região, Jaime entende que as leis complementares do Plano Diretor não valerão apenas para a Rua Paranaguá, e sim para toda a cidade. Por isso, ele espera que as mudanças em discussão venham para melhorar a convivência entre população e donos de bares.


Dono de bar há dez anos, o Vinícius entende que existam, na Paranaguá, estabelecimentos com propostas diferentes, e que a fiscalização deveria ser mais clara quanto a isso.


Um dos pontos dessa discussão, que mais gerou polêmica, foi a do possível fechamento às dezoito horas, de bares localizados em áreas residenciais e que sejam classificados "polos geradores de ruído". O IPPUL, no entanto, afirmou que a situação não é bem assim.


As leis complementares do Plano Diretor serão agora enviadas para a Câmara de Vereadores, onde passarão pelas comissões temáticas e serão votadas em plenário, o que deve acontecer a partir do segundo semestre. No legislativo, existe a possibilidade delas sofrerem mudanças nos textos.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá