Os funcionários de uma creche filantrópica Iracema Helene Campregher, no Jardim Santa Fé, na zona leste de Londrina, fazem uma rifa para arrecadar dinheiro. Cada número custa R$ 3 e o sorteio é no dia 30 de setembro. O prêmio é uma máquina de lavar. O objetivo da ação é pagar a fiação elétrica comprada para que a escola voltasse a funcionar normalmente. Ao todo, foram gastos R$ 2400 entre material e mão de obra. E ainda há serviço a fazer, como a compra e instalação de para-raios.
No último final de semana, a fiação elétrica foi furtada. Os criminosos entraram por uma das laterias, pularam o muro por um buraco no alambrado. Para que as crianças não ficassem sem aula e sem alimentação, um dos funcionários emprestou o cartão de crédito para o conserto e a compra dos fios e agora é preciso pagar essa conta. Com os freezers desligados, parte do leite que estava armazenado acabou sendo perdido.
Nesta segunda-feira e terça-feira quase não houve atividades e os bebes não puderam ser atendidos por falta de água quente para banho. Ao todo, 170 crianças estudam no local em período integral. “Não foi a primeira vez que furtaram os fios. Já invadiram a creche 4 vezes nos últimos dois anos”, apontou a diretora Thatyane Vieira.
Além dos problemas com furtos, a creche não consegue se manter apenas com os recursos que recebe do município. “Dependemos de doações para manter o funcionamento da creche e aí as obras necessárias ficam para trás. Por isso, toda ajuda é bem-vinda. As vezes faltam itens básicos de merenda”, conta.
Para ajudar:
Basta entrar em contato pelo telefone 3339-1950 ou ir a creche que fica a Ruas Adelina Miola Lopes, 339, Jardim Santa Fé, zona leste de Londrina.