Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Gincana é realizada em Cascavel para lembrar Dia Mundial da Síndrome de Down

20/03/23 às 09:00 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Amanhã, 21 de março, é comemorado o Dia Mundial da Síndrome de Down. Em Cascavel, esta comemoração foi antecipada para o sábado (18), quando aconteceu a 7ª edição da Gincana “Meu jeito Down de ser feliz”, realizada pelo Departamento de Paradesporto, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer(Semel), no Ginásio de Esportes Eduardo Luvison, no Complexo Esportivo Ciro Nardi.

 

“ A nossa intenção com este evento é valorizar a pessoa com deficiência, suas lutas e avanços conseguidos ao longo da história”, disse Polyana Bastos, coordenadora do Departamento de Paradesporto da Semel.

Leia mais:

Imagem de destaque
AÇÃO PEDIA R$100 MI

Londrina terá que pagar R$ 5,18 milhões para banco após decisão do TJ-PR

Imagem de destaque
SITUAÇÃO PIOROU

Posto de combustíveis desativado se transforma em mocó na Celso Garcia Cid

Imagem de destaque
IMAGENS IMPRESSIONAM

Polícia procura motorista que atropelou em matou homem deitado no meio da rua

Imagem de destaque
PROJETO DE LEI

Empresas de transporte público terão que divulgar informações sobre veículos

 

Além do tradicional desfile, também foram realizadas atividades pedagógicas, brincadeiras e competições.

 

“A Secretaria de Esportes de Cascavel, tem este viés . Trabalhar  não só o desporto, mas o paradesporto também. Este é um espaço fantástico de inclusão social, de mostrar que as pessoas, diferentemente da deficiência que ela tem ou não, com o esporte nós conseguimos integrá-las e elas conseguem se emancipar e evoluir como pessoa, não apenas como atleta”, destacou o diretor da Semel, Júlio Cezar Raizel da Cruz.

 

A 7ª edição da Gincana Meu jeito Down de ser feliz contou com a participação de cerca de 100 pessoas de Cascavel e Toledo, além de seus familiares que foram prestigiar as atividades realizadas.

 

 Suzani Fillus, presidente da Associação Olhar Down de Cascavel, destacou a importância do evento. “Nossos filhos são uma bênção nas nossas vidas. E este momento é muito importante, porque a gente troca experiência com as outras famílias, ficamos mais juntos e isso é muito gratificante .

 

Para o Eduardo Sartori Fillus, a Síndrome de Down não limita ninguém. “Eu, tenho Síndrome de Down e sou formado em educação física , trabalho e faço taekwondo, tenho a minha vida e hoje vou me divertir muito. ”

 

O presidente da Câmara de vereadores, Alécio Espínola, que participou do evento disse  que é importante  destacar este amor dos pais juntos aos filhos. E que o poder  público tem que estar apresente e valorizar estas famílias.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá