Cidade

Gincana é realizada em Cascavel para lembrar Dia Mundial da Síndrome de Down

20 mar 2023 às 09:00

Amanhã, 21 de março, é comemorado o Dia Mundial da Síndrome de Down. Em Cascavel, esta comemoração foi antecipada para o sábado (18), quando aconteceu a 7ª edição da Gincana “Meu jeito Down de ser feliz”, realizada pelo Departamento de Paradesporto, da Secretaria Municipal de Esportes e Lazer(Semel), no Ginásio de Esportes Eduardo Luvison, no Complexo Esportivo Ciro Nardi.

 

“ A nossa intenção com este evento é valorizar a pessoa com deficiência, suas lutas e avanços conseguidos ao longo da história”, disse Polyana Bastos, coordenadora do Departamento de Paradesporto da Semel.

 

Além do tradicional desfile, também foram realizadas atividades pedagógicas, brincadeiras e competições.

 

“A Secretaria de Esportes de Cascavel, tem este viés . Trabalhar  não só o desporto, mas o paradesporto também. Este é um espaço fantástico de inclusão social, de mostrar que as pessoas, diferentemente da deficiência que ela tem ou não, com o esporte nós conseguimos integrá-las e elas conseguem se emancipar e evoluir como pessoa, não apenas como atleta”, destacou o diretor da Semel, Júlio Cezar Raizel da Cruz.

 

A 7ª edição da Gincana Meu jeito Down de ser feliz contou com a participação de cerca de 100 pessoas de Cascavel e Toledo, além de seus familiares que foram prestigiar as atividades realizadas.

 

 Suzani Fillus, presidente da Associação Olhar Down de Cascavel, destacou a importância do evento. “Nossos filhos são uma bênção nas nossas vidas. E este momento é muito importante, porque a gente troca experiência com as outras famílias, ficamos mais juntos e isso é muito gratificante .

 

Para o Eduardo Sartori Fillus, a Síndrome de Down não limita ninguém. “Eu, tenho Síndrome de Down e sou formado em educação física , trabalho e faço taekwondo, tenho a minha vida e hoje vou me divertir muito. ”

 

O presidente da Câmara de vereadores, Alécio Espínola, que participou do evento disse  que é importante  destacar este amor dos pais juntos aos filhos. E que o poder  público tem que estar apresente e valorizar estas famílias.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá