Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governador assina criação de novo Batalhão da PM e libera R$ 15 milhões para o CEEP de Londrina

28/06/22 às 13:54 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O governador Carlos Massa Ratinho Junior assinou nesta terça-feira (28) a criação do 30º Batalhão da Polícia Militar (30º BPM), com sede em Londrina, no Norte do Estado. É o segundo batalhão da PM na cidade, para atender a Zona Norte de Londrina e também outros seis municípios do entorno. A mudança inclui a transformação da 4ª Companhia do 5º BPM, localizada em Cambé, em Companhia Independente da Polícia Militar.


Ratinho Junior também assinou a ordem de serviço para a conclusão das obras do Centro Estadual de Educação Profissional (CEEP) de Londrina, para fortalecer o ensino técnico na região. Ele entregou, ainda, o certificado que garante a descentralização da gestão ambiental, que pode ser feita de forma autônoma pelo município.


Para a criação do 30º BPM, foi extinta a 4ª Companhia Independente de Polícia Militar (4ª CIPM). O novo BPM dará o suporte de segurança pública a uma população de aproximadamente 110 mil habitantes, incluindo os municípios de Alvorada do Sul, Bela Vista do Paraíso, Ibiporã, Jataizinho, Primeiro de Maio e Sertanópolis.

Leia mais:

Imagem de destaque
NESTA TERÇA-FEIRA

Avião lotado de cocaína passa por Londrina e é interceptado pela PF

Imagem de destaque
ACIDENTE GRAVE

Idoso de 85 anos cai de telhado na região central de Londrina nesta terça

Imagem de destaque
PRIMEIRO TRIMESTE DE 2024

Ação Conjunta registra redução de 32% no número de homicídios em Londrina

Imagem de destaque
300 EQUIPAMENTOS

Polícia Militar inicia teste operacional com câmeras corporais no estado


A expectativa, com a nova unidade, é reduzir os índices de criminalidade na região, já que haverá reforço no efetivo policial e de viaturas, permitindo melhoras no patrulhamento preventivo e ostensivo. “Há muito tempo Londrina lutava pata ter um batalhão na Zona Norte, que representa um reforço na área de segurança através da Polícia Militar. Haverá uma presença maior de policiais e de equipamentos, ampliando o policiamento”, disse o governador.


CEEP LONDRINA – O Instituto Paranaense para o Desenvolvimento Educacional (Fundepar) vai destinar R$ 15,2 milhões para finalizar o CEEP Londrina. A obra teve início em 2013, mas após executar cerca de 19% do previsto em contrato, a empresa responsável acabou abandonando o projeto em 2014. Em fevereiro de 2015, as obras foram totalmente paralisadas.


Para a retomada, que atende uma determinação do governador Ratinho Junior de finalizar as obras de escolas que foram paralisadas no Paraná, foram necessárias a atualização dos projetos e a realização de uma nova licitação. Com o início das obras, o prazo de execução é de 570 dias.


O diretor-presidente do Fundepar, Marcelo Pimentel Bueno, explicou que esta e outras obras foram paralisadas durante as investigações da Operação Quadro Negro, que apurou o desvio de verbas públicas na construção de escolas do Paraná. A unidade acabou não sendo incluída na operação, mas mesmo assim o financiamento do Fundo Nacional de Desenvolvimento da Educação (FNDE) foi interrompido.


Já no início da gestão, o governador determinou a retomada de todas as obras paralisadas. “Tivemos uma conversa intensa com o FNDE para conseguir novamente os financiamentos, que foram retomados no ano passado. Após o processo de licitação, a obra inicia imediatamente. Serão abertas muitas vagas, atendendo uma necessidade grande de Londrina, com um colégio novo que é o que a cidade e a região precisam”, disse.


A nova estrutura vai atender até 900 estudantes, em três turnos, com a oferta de cursos técnicos necessários às demandas dos arranjos locais de produção. O projeto em Londrina terá uma área construída de mais de 6,5 mil metros quadrados dividida em quatro blocos. No total serão 12 salas de aula, área administrativa, cozinha, refeitório, biblioteca, banheiros, ginásio coberto, laboratórios especiais, guarita e passarela.


“O colégio de ensino profissional vai influenciar na realidade do município e na vida das pessoas. Serão 900 alunos por ano, jovens que terão sua qualificação profissional em diversos cursos técnicos e vão poder, com isso, buscar o seu primeiro emprego”, salientou o prefeito de Londrina, Marcelo Belinati.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá