Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Governo recebe projeto para instalar LED entre Londrina e Cambé

29/07/22 às 18:19 - Escrito por Redação Tarobá News

Um projeto de modernização da iluminação pública em um trecho de 21 quilômetros entre Londrina e Cambé, na Rodovia Celso Garcia Cid (PR-445), foi entregue ao governador Carlos Massa Ratinho Júnior por meio do chefe de gabinete Darlan Scalco. Participaram do ato o deputado estadual Tiago Amaral e o diretor-presidente da Londrina Iluminação (LI), Claudio Tedeschi. A proposta da nova iluminação no local, com a utilização de luminárias no padrão Light Emmiting Diode (LED), reduziria o consumo de energia e principalmente melhoraria a qualidade da iluminação, no trecho entre os KM-65 e o KM-87, perímetro urbano das duas cidades. As obras seriam realizadas pela Londrina Iluminação.


Pedestres e demais usuários teriam mais segurança na rodovia, que tem grande fluxo de veículos. O projeto, orçado em R$ 15.824.998,68, vem sendo estruturado pelas autoridades londrinenses e cambeenses. Em junho, ocorreu uma reunião na prefeitura de Londrina com o prefeito Marcelo Belinati, o prefeito de Cambé, Conrado Scheller; chefe da Casa Civil, João Carlos Ortega, e o deputado Tiago Amaral para tratar do plano e buscar investimento do Governo.


Além da ação política que está sendo articulada por Amaral, os prefeitos das duas cidades também contam com o aval de entidades da sociedade civil organizada, como as associações comerciais e industriais de Londrina e Cambé (ACIL e ACIC), Clube de Engenharia e Arquitetura de Londrina (Ceal), Sindicato da Indústria da Construção Civil de Londrina (Sinduscon Norte), Sindicato das Indústrias Metalúrgicas, Mecânicas e de Material Elétrico (Sindimetal) e Sociedade Rural do Paraná (SRP). Os dirigentes das instituições assinaram um manifesto público de apoio ao projeto, e o documento também foi entregue ao governo do Estado. Os veículos de comunicação regionais também sinalizaram a favor da causa.


Integração – “A iluminação em LED começaria no viaduto próximo dos conjuntos Jamile Dequech e União da Vitória, passa pelos bairros Ana Rosa e Bandeirantes, em Cambé, até a saída para Sertanópolis. Um grande projeto que integra as duas cidades com mais segurança para pedestres e motoristas”, afirmou o deputado Tiago Amaral. Bairros residenciais e inúmeros estabelecimentos comerciais, de serviços, fabris e industriais fazem parte do trecho, que passa em frente do campus da UEL, Unopar e da Faculdade Pitágoras.


O presidente da LI, Claudio Tedeschi, destaca que o projeto é bem completo. “São 1.090 luminárias LED no total, com duas luminárias, da melhor qualidade e potência, em cada poste de aço galvanizado de 12 metros de altura. Cada luminária é voltada para uma das pistas, numa distância de 40 metros entre os postes”, explica ele. Todo o projeto técnico foi elaborado pela Londrina Iluminação.

© Copyright 2022 Grupo Tarobá