Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Guarda Municipal iniciou o uso de bodycams durante serviço em Londrina

01/02/23 às 18:35 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Prefeitura de Londrina, por meio da Secretaria Municipal de Defesa Social (SMDS), entregou 24 câmeras individuais, chamadas de “bodycams”, para serem utilizadas pela Guarda Municipal de Londrina durante o atendimento de ocorrências a partir desta quarta-feira (1º). A ação é resposta a uma recomendação feita à administração pública municipal pelo Ministério Público, órgão fiscalizador.


Para tanto, a Secretaria de Defesa Social adquiriu 362 capas modulares para os coletes balísticos usados pelos guardas municipais. Isso é necessário para o acoplamento dos equipamentos individuais de filmagem de forma segura. Além disso, Foram adquiridas também duas “dock station“, que é um dispositivo eletrônico que permite expandir a conectividade e adicionar mais portas USB, leitor de cartões de memória e conexão via cabo de rede em computadores. Eles têm capacidade de armazenamento de seis Terabytes de arquivos, além do carregamento de oito câmeras simultaneamente. As câmeras possuem memória interna de 64 gigabytes, microfone embutido, GPS integrado, conexão wi-fi e bluetooth. O total do investimento feito pelo Município foi de R$ 440.890,00.


O secretário de Defesa Social, Coronel Pedro Ramos, explicou  que os guardas municipais já passaram por treinamento para operar o dispositivo. “Existe um protocolo padrão que deverá ser seguido pelo guarda municipal para a utilização. É importante ressaltar que essa nova tecnologia vem ao encontro de uma prestação de serviço eficaz, de um trabalho mais qualificado feito pela Guarda. Inicialmente, vamos disponibilizar 12 câmeras por turno de serviço. Este dispositivo servirá inclusive para proteger os agentes públicos no caso de acusações falsas”, pontuou.

Leia mais:

Imagem de destaque
EM CADEIRA DE RODAS

Mulher leva homem morto para sacar empréstimo em agência bancária do Rio

Imagem de destaque
13°C EM LONDRINA

Massa de ar frio e seco derruba temperaturas durante a noite a partir de quinta

Imagem de destaque
PICO NAS VENDAS

Paraná registra mais 37 mortes por dengue e dispara procura por repentes

Imagem de destaque
PERDEU AS FORÇAS

Caminhão carregado de biodiesel bloqueia rua próximo ao Parque Ney Braga


O promotor de Justiça do Ministério Público do Paraná, Renato de Lima Castro, avaliou positivamente a nova ferramenta. “Entendo que é de fundamental importância a adoção de câmeras pela GM de Londrina, quer porque serve de importante meio de prova para os delitos que cotidianamente são cometidos na cidade, quer porque serve como uma inequívoca demonstração de que a Guarda Municipal de Londrina não teme a transparência de sua atuação. Por fim, ele se presta como importante meio de defesa dos agentes de segurança que são, muitas vezes, atacados ou agredidos por pessoas embriagadas ou que almejam simplesmente desacatar a autoridade no exercício funcional”, disse.


Ao final de cada plantão de 12 horas de serviços os guardas municipais que utilizarem o equipamento farão o descarregamento dos arquivos que ficarão armazenados por até 30 dias. A nova ferramenta irá servir como produção de provas durante as ações de fiscalizações dos decretos e leis municipais; respaldo nas abordagens, tanto para a segurança do cidadão como para o agente público; e inclusive como ferramenta para a detecção e correção de possíveis erros de procedimento.


Os materiais audiovisuais gerados serão encaminhados para o Centro de Formação da Guarda Municipal (CFGM), que fará uma análise detalhada com o objetivo de aplicar possíveis correções. O objetivo é melhorar ainda mais a qualidade do serviço prestado à comunidade – durante o Estágio de Qualificação Profissional (EQP) pelo qual todos os servidores da GM passam anualmente.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá