Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Hospital Costa Cavalcanti registra pela 1ª vez parto de quadrigêmeos, em Foz do Iguaçu

22/03/23 às 11:01 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Elisa, Helena, Emanuel e Josias nasceram no Hospital Ministro Costa Cavalcanti (HMCC) na noite de terça-feira, 21, via parto cesariana. Essa é a primeira vez que um nascimento de quadrigêmeos é registrado no Centro Obstétrico do centro hospitalar, desde que passou a ser referência para gestações de alto risco, atendimento voltado a toda 9ª Regional de Saúde do Paraná.


O parto aconteceu no HMCC com a presença de uma equipe multidisciplinar de médicos obstetras, pediatras e neonatologistas, fisioterapeutas, enfermeiros, técnicos e auxiliares de enfermagem. “Um grande e especializado time era necessário para fazer a recepção desses bebês, afinal a equipe tinha que ser quadruplicada”, explicou a enfermeira gerente do Centro de Atendimento à Gestante, Maria Fernanda Brusamolin. O procedimento foi cuidadosamente planejado e executado para garantir a segurança dos bebês e da mãe. “Natália internou com 23 semanas de gestação, e desde então, ela fez repouso absoluto, foi medicada para postergar o parto e preparar as crianças para o nascimento”, contou a coordenadora-médica do Centro de Atendimento à Gestante, Dra Danielle de Freitas.


Segundo ela, o nascimento de quadrigêmeos é um acontecimento raro e emocionante, que traz muitas alegrias e desafios para a família e para a equipe médica envolvida. “Em média, a probabilidade de uma mulher dar à luz quádruplos é de 0,002%”, explicou a coordenadora-médica.

Leia mais:

Imagem de destaque
AÇÃO PEDIA R$100 MI

Londrina terá que pagar R$ 5,18 milhões para banco após decisão do TJ-PR

Imagem de destaque
SITUAÇÃO PIOROU

Posto de combustíveis desativado se transforma em mocó na Celso Garcia Cid

Imagem de destaque
IMAGENS IMPRESSIONAM

Polícia procura motorista que atropelou em matou homem deitado no meio da rua

Imagem de destaque
PROJETO DE LEI

Empresas de transporte público terão que divulgar informações sobre veículos


Os pais, Natália e Josemar, que estão há 11 anos juntos, ainda não tinham filhos, e após um aborto, há sete anos, ficaram surpresos e felizes com a notícia de uma gravidez espontânea de quatro bebês. “Nós entregamos nosso sonho de sermos pais a Deus, e quando Ele promete, Ele cumpre. Estamos muito felizes e realizados”, disse Natália Domingues Ferreira.


Após um trabalho de parto de cerca de uma hora, nasceram os quatro bebês: duas meninas e dois meninos, cada um com cerca de 800 gramas. A equipe médica acompanhou de perto cada um dos recém-nascidos, garantindo que eles recebessem todo o cuidado e atenção necessários.


Agora, os quatro bebês passarão alguns dias na Unidade de Terapia Intensiva Neonatal para receberem todo suporte que os prematuro precisam para se desenvolverem, como ajuda para respirar e ganhar de peso. “No Brasil 340 mil bebês nascem prematuros a cada ano. Mais de 12% de nascimentos do país acontecem antes de 37 semanas de gestação”, explicou a neonatologista, Dra Carolina Pontin. Segundo ela, a prematuridade exige uma série de cuidados médicos e pode oferecer alguns riscos para a saúde do bebê recém-nascido, mas devido aos avanços e da tecnologia prestada nas unidades de terapia neonatal a sobrevida desses bebês aumentaram muito.


A equipe médica responsável pelo parto destes quadrigêmeos ressalta a importância do acompanhamento médico adequado durante toda a gestação e do cuidado especial que deve ser dado a gestações múltiplas. Além disso, é fundamental que as famílias tenham acesso a um suporte emocional e psicológico para enfrentar os desafios que vêm com a chegada de vários bebês ao mesmo tempo.


Assessoria 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá