Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Hospital Universitário se torna unidade administrativa da Unioeste

06/06/23 às 09:49 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

Está publicado. O Hospital Universitário do Oeste do Paraná alcança um novo e importante patamar. Exatamente no dia que completou 34 anos (31 de maio) fica registrada oficialmente a aprovação do regimento geral do HUOP que o consolida como unidade da Universidade Estadual do Oeste do Paraná e assim disciplina os aspectos organizacionais e de funcionamento dos órgãos e serviços prestados direta e indiretamente para população, como saúde, ensino, pesquisa, extensão e inovação tecnológica.


Desde quando se tornou Hospital Escola da Unioeste, o HUOP segue uma estrutura organizacional de extrema relevância para o desenvolvimento da saúde e da pesquisa justamente porque é um grande campo de ensino, aperfeiçoamento e desenvolvimento, isso sempre focado em dar suporte a toda macrorregião oeste, que  significa ser referência para mais de duas milhões de pessoas.


Esta publicação do regimento eleva o HUOP para o status de Unidade Administrativa, mas, o que isso significa na prática? Muito. O regimento possibilita que o hospital deixe de ser um órgão suplementar à reitoria e passa a ser uma unidade administrativa igual aos demais campus da Unioeste, inclusive com a possibilidade de ter um processo democrático eleitoral interno, com calendário em conjunto ao do reitor e diretores, eleitos pela comunidade hospitalar, acadêmicos e professores. O diretor-geral do Hospital Universitário Rafael Muniz de Oliveira lembra que essa é uma conquista necessária, principalmente levando em conta a importância para a sociedade como um todo "Essa resolução afirma o Hospital Universitário dentro da universidade como um órgão que vai ter sua democracia interna, vai ter condutas tomadas de maneira colegiada, como já acontece no restante da universidade e ter uma segurança maior frente ao futuro do Hospital, porque antes esse futuro dependia da vontade de cada reitor que assumisse, dessa vez estamos com o reitor Alexandre Webber, muito parceiro, mas nem sempre é isso que acontecia e a gente ficava com uma fragilidade na instituição, mas uma estrutura como a do HUOP com 298 leitos, atendendo uma macrorregião de 94 municípios não pode ficar à mercê da vontade de cada um".

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA COMO

Produtores locais podem se inscrever para 1° Festa Rural de São Luiz

Imagem de destaque
ABRE E FECHA

Confira como funcionam os serviços municipais no feriado da Sexta-feira Santa

Imagem de destaque
ATENÇÃO MOTORISTAS

Prefeitura de Cambé inicia instalação de radares e câmeras de monitoramento

Imagem de destaque
500 MIL DEVEDORES

Receita alerta patrões para débitos em contribuições de empregados domésticos


Trata-se de um passo importante para a comunidade acadêmica. O reitor Alexandre Webber reafirma que essa consolidação do Hospital Universitário como uma unidade administrativa reflete também no atendimento da própria população "O regimento traz estabilidade e respeito que realmente eram devidos ao nosso hospital. Todas as estruturas têm seus regimentos, suas normas e apenas o Hospital Universitário não tinha seu regimento, e o conselho para realizar as discussões internas, e agora o HUOP passa a gerir sua própria existência, contando com conselho democrático. Ninguém tem condição de saber o que é melhor para nosso hospital do que as pessoas que trabalham lá, que vivem lá, que é a vida delas. É um grande avanço para nossa universidade como um todo, é o fortalecimento desse grande centro de saúde da região oeste do Paraná".


A organização interna também ganha, com o regimento publicado, agora o Hospital  vai poder contar com uma direção a mais, que é a multiprofissional, hoje esse serviço multi é desempenhado pela direção administrativa "no próximo processo eleitoral o Hospital Universitário terá essa nova direção que se une às que já existem, como a pedagógica, administrativa, médica, técnica e geral e algo muito importante o HUOP passa a ter um conselho gestor para que as decisões aconteçam de maneira colegiada", explica Rafael.


Esse conselho é reflexo de um processo democrático, formado por membros internos e externos para que decisões importantes referentes à gestão do hospital aconteçam de maneira colegiada, passando por todas as esferas. A população também ganha com um Hospital cada vez mais forte prestando assistência de maior qualidade, com uma gestão tendo a sua autonomia nas decisões para o bem da assistência, do ensino, da pesquisa e da extensão interna no Hospital.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá