Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

HU promove Junho Laranja com atividades de prevenção a queimaduras

08/06/23 às 21:06 - Escrito por Assessoria de imprensa
siga o Tarobá News no Google News!

O Centro de Tratamento de Queimados (CTQ), do Hospital Universitário (HU), promove o Junho Laranja para orientar sobre as formas de prevenção contra queimaduras. O Dia Nacional de Luta Contra Queimaduras é celebrado oficialmente em 6 de junho. A campanha é concebida pela Sociedade Brasileira de Queimaduras (SBQ). O tema central deste ano é “Não se choque: eletricidade queima”.


Neste ano, o CTQ conta com parceria com curso de especialização em Direção de Arte: Design e Comunicação (Ceca), coordenado pelo professor Rogério Zanetti Gomes, do Departamento de Design Gráfico. O material gráfico da campanha foi elaborado pelos alunos do curso e envolveu diversas matérias. Os alunos dividiram-se em seis grupos e cada um criou uma identidade visual. As peças serão divulgadas nas redes sociais do HU durante todo o mês de junho.


O Junho Laranja conta com apoio da Companhia Paranaense de Energia (Copel). A empresa já promove ações de prevenção contra acidentes elétricos. Para a campanha, disponibilizou espaço de divulgação em seu site. Além disso, profissionais da Companhia serão parceiros como fontes de informações de prevenção em materiais divulgados durante o mês.

Leia mais:

Imagem de destaque
AÇÃO PEDIA R$100 MI

Londrina terá que pagar R$ 5,18 milhões para banco após decisão do TJ-PR

Imagem de destaque
SITUAÇÃO PIOROU

Posto de combustíveis desativado se transforma em mocó na Celso Garcia Cid

Imagem de destaque
IMAGENS IMPRESSIONAM

Polícia procura motorista que atropelou em matou homem deitado no meio da rua

Imagem de destaque
PROJETO DE LEI

Empresas de transporte público terão que divulgar informações sobre veículos


Alerta


Segundo a SBQ, a escolha do tema veio após a divulgação do Boletim Epidemiológico de dezembro de 2022, do Ministério da Saúde. O documento alertou para a necessidade de medidas incisivas para diminuição das taxas de acidentes elétricos. Entre 2015 e 2020, ocorreram 19.772 óbitos por queimaduras no Brasil, a eletricidade foi responsável por 9.117 óbitos, correspondendo a 46,1% do total.


A queimadura elétrica tem grande potencial de causar óbito imediato no momento do trauma, correspondendo a 70% das ocorrências. As sequelas podem ser significativas, incluindo grandes amputações. A faixa etária de 20 a 59 anos é a mais acometida, devido à relação com a atividade produtiva ou laboral, sendo a construção civil informal uma das atividades mais vulneráveis para estes acidentes. De acordo com dados divulgados pela Associação Brasileira de Conscientização para os Perigos da Eletricidade (Abracopel), o Paraná ocupa o 20º lugar em número de mortes por milhão de habitantes envolvendo acidentes elétricos.


Além da programação online, o CTQ também irá promover, no dia 15 de junho, evento presencial no HU com orientações para visitantes, pacientes e funcionários.


Concurso de desenho


O CTQ também vai promover a 4ª edição do concurso de desenho “Prevenção de Queimaduras”, direcionado a crianças de até 10 anos. O objetivo do concurso é despertar nas crianças a consciência dos perigos dos materiais inflamáveis e prevenção a queimaduras, além de exercitar a criatividade.


Os desenhos vão ser recebidos apenas online, até o dia 25 de junho, pelo link do formulário Google. Depois, serão disponibilizados em um álbum na página do Facebook do Hospital Universitário da UEL, sem identificação de autoria. O post com o desenho mais curtido na página do HU será o vencedor do concurso. A votação vai até às 16h do dia 3 de julho. Somente depois o autor do desenho será revelado. A divulgação será feita na página do HU e o vencedor será contatado por telefone.


O prêmio é simbólico: uma caixa de lápis de cor com 24 cores. Além disso, o desenho será capa do Facebook do Centro de Tratamentos de Queimados durante o mês de julho. Cada participante pode enviar quantos desenhos quiser, desde que, para cada envio, preencha o formulário novamente.

As regras do concurso estão disponíveis na página do Facebook do HU e também no formulário de inscrição.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá