Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Hospital Universitário oferece curso de idioma crioulo haitiano aos servidores

30/01/23 às 09:17 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP), oferece curso de introdução à cultura e idioma Crioulo Haitiano aos servidores, a iniciativa chega com o intuito de buscar melhor atendimento às pessoas de origem haitiana. Com isso, o HUOP se torna o primeiro hospital do país a oferecer essa qualificação, desde o acolhimento na recepção até o momento da consulta com um médico.


Para o reitor da Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), Alexandre Almeida Webber, esse curso reforça o fato de que todo paciente do HUOP, seja de qual origem for, merece ter um atendimento humanizado.


 Ivan José de Pádua, servidor há 21 anos e coordenador de assessoria de Igualdade e Promoção Social da Unioeste explica que buscou saber mais sobre a inclusão da língua crioula depois de tomar conhecimento sobre uma mulher de origem haitiana que não conseguia se comunicar com a equipe médica quando o próprio filho esteve internado no hospital. 

Leia mais:

Imagem de destaque
TECNOLOGIAS

Procuradoria-Geral apresenta sistemas que agilizam gestão de processos judiciais

Imagem de destaque
LEVADO PARA UPA

Trabalhador cai de telhado durante instalação de concertina na Vila Casoni

Imagem de destaque
COM DOENÇA CRÔNICA

Saúde retira oxigênio portátil de paciente que fica impedida de sair de casa

Imagem de destaque
PÉSSIMAS CONDIÇÕES

Ônibus escolar atola na Estrada dos Periquitos e moradores pedem providências


“Pensando em um atendimento mais humanizado, tanto a Unioeste quanto o HUOP, buscam formas de inclusão para todas as pessoas e ao saber sobre o caso da mãe que não conseguia se comunicar com os médicos, nasceu a ideia do curso junto com a reitoria da Unioeste, a direção geral e administrativa do HUOP”, ressaltou Ivan.


De acordo com Rafael Muniz de Oliveira, diretor geral do HUOP; com essa necessidade da interpretação e buscando novas formas de atendimento, o assunto foi abordado e está sendo colocado em prática, “Depois do aumento considerável de pacientes que buscam atendimentos no HUOP; acolhemos a ideia com o setor de Educação Permanente e da Assessoria de Igualdade e Promoção Social da UNIOESTE. Vamos treinar e ensinar nossos servidores para melhorar ainda mais o atendimento para essa população que tem uma língua tão diferente e ao mesmo tempo tão presente. Buscamos sempre um atendimento mais acolhedor, mais humanizado”, explicou Muniz.


Sobre o curso:


No total foram abertas 30 vagas no curso voltado aos profissionais do HUOP,  as aulas devem começar já no início de fevereiro com conclusão em abril de 2023. Com carga horária de 20 horas, divididas em 10 aulas com duração de duas horas; tem como conteúdo programático temas como: Expressões Médicas, Cultura e Tradições, Saudações e Expressões Básicas, Letras e Vocabulários.


As aulas acontecerão no auditório do HUOP e serão ministradas por Joice Ogea e Jacqueline Domingos, tradutoras e Intérpretes do Idioma Crioulo do Haiti, das 13h30 às 15h30 nas seguintes datas:  14, 28 de fevereiro de 2023. 7, 14, 21 e 28 de março de 2023. 4, 11, 18 e 25 de abril de 2023.



© Copyright 2023 Grupo Tarobá