Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

HUOP realiza nova captação de fígado, rins e globo ocular para doação

12/05/23 às 11:57 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

O Hospital Universitário do Oeste do Paraná (HUOP) realizou na manhã desta sexta-feira (12), mais uma captação de órgãos, desta vez de globo ocular, fígado e rins. 


 Os globos oculares permanecem em Cascavel para doação com uma empresa especializada, já o fígado e os rins, foram transportados para Curitiba.


A doação foi autorizada pela família de Antônio Marcos Viana, 49 anos, que estava internado há 19 dias no HUOP. A morte encefálica foi confirmada nesta quinta-feira (11), e logo depois, a família foi acompanhada pela Comissão Intra-Hospitalar de Doação de Órgãos e Tecidos para Transplantes (CIHDOTT). 

Leia mais:

Imagem de destaque
POPULAÇÃO ACOLHEDORA

Andarilhos revelam motivos por escolherem Londrina: "capital do morador de rua"

Imagem de destaque
PROBLEMA RENAL

Vereadora Mara Boca Aberta realiza procedimento cirúrgico após passa mal em casa

Imagem de destaque
VEJA COMO SE INSCREVER

Inscrições abertas para concurso público de procurador do Município de Londrina

Imagem de destaque
DENTRO DE CASA

Homem com tornozeleira eletrônica é preso com maconha, crack e cocaína em Cambé


Como ser doador de órgãos?


De acordo com a legislação brasileira (lei nº 10.211, de 23 de março de 2001), a retirada dos órgãos e tecidos para doação só pode ser feita após autorização dos membros da família.


Para a doação, o doador deve ter sofrido de morte encefálica, pois somente assim os principais órgãos vitais permanecerão aptos para serem transplantados para outra pessoa.


Pessoas vivas também podem ser doadoras de órgãos, mas apenas aqueles que são considerados “duplos”, ou seja, que não prejudicarão as aptidões vitais do doador após o transplante. 


Um dos rins ou pulmões, parte do fígado, do pâncreas e da medula óssea são exemplos de órgãos que podem ser doados por pessoas ainda em vida. 


Mais informações sobre transplantes podem ser constuladas no Sistema Nacional de transplantes: https://www.gov.br/saude/pt-br/composicao/saes/snt

© Copyright 2023 Grupo Tarobá