Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Indícios de irregularidade levam a suspensão de licitação em Ortigueira

25/09/20 às 11:46 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma licitação para a compra de um rolo compactador foi suspensa por medida cautelar do Tribunal de Contas do Estado em Ortigueira. A medida foi tomada após serem detectados indícios de irregularidade em relação aos requisitos para habilitação técnica no certame. A cautelar foi concedida por despacho do conselheiro Artagão de Mattos Leão, no último dia 16.

O TCE-PR acatou Representação da Lei nº 8.666/93 (Lei de Licitações e Contratos) formulada pela empresa Yamadiesel Comércio de Máquinas em face do Pregão Eletrônico nº 127/2020 da Prefeitura de Ortigueira, por meio da qual apontou que haveria restrição à participação de licitantes, pois o edital prevê que as máquinas devem possuir velocidade de percurso de, no máximo, 11 quilômetros por hora.

Para a concessão da medida cautelar, Artagão considerou que o requisito questionado pela representante viola os princípios norteadores da Lei nº 8.666/93, já que não está previsto no artigo 30 dessa lei, que fixa o rol taxativo ao qual está limitada a documentação que pode ser exigida para habilitação técnica em licitações.

Leia mais:

Imagem de destaque
LICITAÇÃO ABERTA

Zerão deve receber investimento de R$ 2,2 milhões para revitalização

Imagem de destaque
REAJUSTE DE 19,8%

Quatro meses após alta na tarifa de ônibus, vereadores pedem explicações à CMTU

Imagem de destaque
UMA PESSOA PRESA

Choque resgata homem violentamente machucado durante 'tribunal do crime'

Imagem de destaque
EM MARIALVA

Idoso morre após ataque de abelhas enquanto trabalhava; esposa em estado grave

O conselheiro lembrou, ainda, que "é vedado aos agentes públicos admitir, prever, incluir ou tolerar, nos atos de convocação, cláusulas ou condições que comprometam, restrinjam ou frustrem o seu caráter competitivo, inclusive nos casos de sociedades cooperativas, e estabeleçam preferências ou distinções em razão da naturalidade, da sede ou do domicílio dos licitantes ou que qualquer outra circunstância impertinente ou irrelevante para o específico objeto do contrato".

Finalmente, o relator determinou a intimação do Município de Ortigueira, para que comprove o atendimento da medida liminar; e a citação dos responsáveis pela licitação, para que apresentem defesa no prazo de 15 dias. Os efeitos da medida perduram até que o Tribunal decida sobre o mérito do processo.

(com TCE)

© Copyright 2023 Grupo Tarobá