Na tarde desta quarta-feira (7), indígenas de diversas etnias bloquearam novamente a PR-445 entre Londrina e Tamarana. A rodovia ficou interditada por cerca de duas horas.
O objetivo é chamar a atenção dos parlamentares em Brasília para não aprovação do PL 490, o marco temporal, que determina que a demarcação de terras indígenas somente se comprovado que os povos estavam no espaço requerido antes de 5 de outubro de 1988 — quando a Constituição atual foi promulgada.
Leia mais:

COHAB Londrina lança Selo Amigo da Habitação Social para incentivar doações

Totens de segurança devem começar a funcionar nesta quarta-feira

Caixa rompe contrato com empresa responsável por obras do Residencial Alegro Village

Sanepar alerta para falta de abastecimento de água em distritos de Londrina
Desta vez, comunidades reunindo mais de 200 indígenas realizaram danças com cantos e queimaram pneus para bloquear a via. Segundo a PRE, o congestionamento passou dos 10 quilômetros, e somente depois de duas horas de protesto e com a chegada das viaturas da Polícia Rodoviária Estadual e Militar, além de um caminhão do Corpo de Bombeiros a pista da PR-445 foi liberada.
Foi necessário o uso de água do caminhão para apagar o fogo dos pneus. A comunidade indígena promete a realização de novos protestos, caso os parlamentares não arquivem o projeto de lei.