Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Indígenas permanecem em fazenda de Tamarana para reivindicação das terras

29/09/23 às 21:42 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Ainda nesta sexta-feira (29), pelo menos 100 indígenas permanecem na Fazenda Tamarana. A invasão já dura mais de 24 horas. A Polícia Militar informou que continua fazendo a segurança daquela área.

 

Por meio da FUNAI, os indígenas teriam encaminhado um ofício com a reivindicação deles ao Ministério dos Povos Indígenas. Agora, aguardam o retorno do Governo Federal e só pretendem sair do local quando o impasse estiver resolvido.

Leia mais:

Imagem de destaque
150 TRABALHADORES

Agentes da CMTU podem paralisar trabalhos por conta de uniformes gastos

Imagem de destaque
TURISMO

Em cidades turísticas, sol é sinônimo de maior visitação

Imagem de destaque
BRAYAN KAUAN

Perícia analisa por que criança morta em incêndio não conseguiu sair da casa

Imagem de destaque
TRÂNSITO

Buracos na PR-180 em Cascavel causam insegurança nos motoristas

 

Os indígenas chegaram na fazenda na manhã de quinta-feira (28) por meio de uma ação pacífica. Eles entendem que a Fazenda está em uma área que pertence à comunidade indígena do Apucaraninha. Segundo um documento apresentado por eles, em 1955 o governo do Estado do Paraná fez uma doação dessa área de 6.300 hectares à comunidade.

 

Eles alegam ainda que essa fazenda estaria de maneira irregular naquela área e que os outros indígenas viveriam ali. Em 2017 os indígenas já invadiram a mesma fazenda reivindicando aquelas terras. Na ocasião, houve um acordo extraoficial em que uma parcela daquelas terras, seria cedida a esses indígenas. Mas isso não foi cumprido, e agora, eles voltaram a ocupar essa área

© Copyright 2023 Grupo Tarobá