Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Infestação de carrapatos preocupa moradores do Jardim Veneza

21/06/21 às 15:27 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Os moradores da região do Jardim Veneza em Cascavel estão enfrentado problemas com uma infestação de carrapatos. E essa preocupação vai além dos animais, já que eles têm sido encontrados até mesmo dentro das casas.

Além dos transtornos, os carrapatos podem trazer diversas doenças para animais e humanos, já que são pequenos e muitas vezes é difícil de serem vistos nos ambientes, mas se reproduzem rapidamente e grudam na pele. 

Nota da Prefeitura:

Leia mais:

Imagem de destaque
ZONA SUL

Tarobá No Seu Bairro leva diversão e informação para o Conjunto Cafezal

Imagem de destaque
PÁSCOA CHEGANDO

Produção de ovos de Páscoa garante renda extra a quem trabalha com doces

Imagem de destaque
COMBATE AO CRIME

Operação Vida Nos Bairros integra forças de segurança em regiões de Londrina

Imagem de destaque
MUTIRÃO

Prefeitura de Londrina inicia vacinação contra a gripe para novos grupos prioritários

A Secretaria Municipal do Meio Ambiente vem monitorando a proliferação de carrapatos na região do Jardim Veneza. Desde o fim do ano passado, a Divisão de Vida Silvestre e Bem Estar Animal acompanha o caso, adotando medidas sanitárias e administrativas para o controle da infestação.

Neste mês de junho, com base em informações de voluntários, como os dos representantes da ONG Latidos do Bem, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente desenvolverá uma ação integrada com objetivo de buscar o foco da possível proliferação. Os trabalhos já têm data para ocorrer: dias 1º e 2 de julho.

No dia 1º, equipes da Vigilância em Saúde Ambiental da Secretaria Municipal de Saúde fará orientações sobre as medidas de prevenção  aos moradores da região. No dia 2, a equipe do Samucão da Secretaria Municipal do Meio Ambiente fará o atendimentos aos animais já atacados pelo parasita, além do Castramóvel para o processo de esterilização dos animais.

O Departamento de Licenciamento Ambiental e Fiscalização direcionará as equipes de limpeza para o Jardim Veneza, em especial ao locais com possíveis focos dos carrapatos. Além disso, a Secretaria Municipal de Assistência Social auxiliará no trabalho orientativo junto às famílias que residem na região.

Os  carrapatos são parasitas externos que se alimentam de sangue de animais convivendo em sua pele ou também no ambiente em que o animal se encontra. Animais domésticos, silvestres e até mesmo os seres humanos podem ser atingidos pelos carrapatos.

Um parasita pode se reproduzir, depois de alimentado por sangue, por outros 5 mil carrapatos, o que desencadeia algumas doenças, entre elas a febre maculosa. Entre as ações que podem ocorrer é a pulverização dos ambientes e a limpeza dos próprios animais infestados pelo parasita.


© Copyright 2023 Grupo Tarobá