Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Investimentos no hospital municipal de Foz do Iguaçu ficarão como legado para o SUS

20/07/21 às 20:13 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Em visita ao Hospital Municipal Padre Germano Lauck, na tarde desta terça-feira (20), o ministro da Saúde, Marcelo Queiroga, destacou que a "guerra" contra a pandemia ainda não foi vencida, mas que com o avanço da imunização, muito em breve o Sistema Único de Saúde deverá cuidar dos brasileiros com sequelas pela Covid e outras doenças.

Cidades como Foz do Iguaçu, que investiram na estrutura do hospital, na contratação de servidores e na capacitação de pessoal sairão da pandemia com um grande legado para esse atendimento. É o caso do hospital municipal, que desde o ano passado passou por quatro reformas e ampliações, e recebeu uma série de equipamentos novos para o atendimento.

"Alguns investiram em hospitais de campanha. Onde estão esses recursos?", questionou o ministro. "Aqui (no hospital municipal) estamos vendo as obras, os equipamentos e um legado para o SUS".

Leia mais:

Imagem de destaque
VEJA COMO

Produtores locais podem se inscrever para 1° Festa Rural de São Luiz

Imagem de destaque
ABRE E FECHA

Confira como funcionam os serviços municipais no feriado da Sexta-feira Santa

Imagem de destaque
ATENÇÃO MOTORISTAS

Prefeitura de Cambé inicia instalação de radares e câmeras de monitoramento

Imagem de destaque
500 MIL DEVEDORES

Receita alerta patrões para débitos em contribuições de empregados domésticos

Queiroga percorreu os setores que dão suporte ao atendimento de pacientes com covid-19, entre eles as estruturas das novas alas, o laboratório molecular, a sala de tomografia e as Unidades de Terapia Intensiva Covid e geral.

O secretário de Estado da Saúde, Beto Preto, enfatizou o trabalho que vem sendo realizado pelo município no enfrentamento à Covid-19. ”Esse hospital é um orgulho aos paranaenses. No início da pandemia ele tinha um perfil, e talvez seja um exemplo de maior adequação da nossa estratégia do Paraná, decidindo por não montar hospital de campanha e fazendo um hospital dentro do hospital, realizando o dever de casa com louvor”, ressaltou o secretário.

Beto Preto destacou que a gestão da instituição sempre seguiu as orientações do Ministério da Saúde e da Secretaria de Estado da Saúde, conseguindo assim atender os paranaenses, os brasileiros que moram no Paraguai e, muitas vezes, os paraguaios.

O prefeito Chico Brasileiro afirmou que o hospital municipal, que hoje é referência no atendimento aos casos de covid, muito em breve será referência no atendimento a muitas outras especialidades, devido a toda revitalização por qual passou. “A saúde é um bem público e é fundamental que a população tenha a segurança de que vai encontrar no sistema municipal de saúde um atendimento de qualidade. É neste sentido que atuamos desde o início, para entregar algo que seja perene para esta e as futuras gerações”.

A secretária municipal de Saúde, Rosa Maria Jerônymo, aproveitou para ressaltar que com a queda dos casos de covid em função da vacinação, hoje já está sendo possível retomar as cirurgias eletivas e outros serviços que estavam represados em função da pandemia. “Isso é muito importante, porque as pessoas precisam de atendimentos da saúde em outras frentes e, na medida do possível, nós vamos continuar tentando reduzir esse fluxo o mais rápido possível para que a vida volte à normalidade. É isso que todos nós queremos”.

O diretor-presidente do Hospital Municipal Padre Germano Lauck, Sergio Fabriz, falou sobre a transformação da unidade em um complexo hospitalar, oferecendo aos moradores do município e da 9ª Regional de Saúde um atendimento de excelência e humanizado aos pacientes.

“Nós chegamos a ter aqui, no auge da pandemia, 145 ventiladores pulmonares em utilização e mais de 100% de ocupação hospitalar por várias semanas”, recordou Fabriz. Ele mencionou ainda a importância das parcerias do município no enfrentamento à pandemia, com instituições como a Itaipu Binacional, a Universidade Federal da Integração Latino-Americana (Unila), a Universidade Estadual do Oeste do Paraná, Campus de Foz do Iguaçu (Unioeste), e os governos estadual e federal.

“Com todo apoio da gestão municipal, do Governo do Paraná e Governo Federal, estamos contando uma nova história . É algo que ficará para a população. Não trata-se apenas de novos espaços, novos mobiliários, estamos falando de alas totalmente equipadas com novos aparelhos e novos equipamentos que irão fazer toda a diferença no pós-pandemia, disse Fabriz.

Assessoria

© Copyright 2023 Grupo Tarobá