Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Itaipu assina ordem de serviço para início das obras de revitalização do Gramadão da Vila A

22/10/20 às 09:29 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Um dos pontos de encontro mais frequentados por moradores da Vila A e de boa parte de Foz do Iguaçu, o Gramadão de Itaipu passará por uma revitalização que inclui mudanças na arquitetura e no paisagismo, de forma sustentável.

A assinatura da ordem de serviço para as obras acontece nesta quinta-feira (22), às 8h30, no próprio Gramadão, com as presenças do diretor-geral brasileiro de Itaipu, general Joaquin Silva e Luna e do diretor de Coordenação Luiz Felipe Carbonell.

Serão privilegiados a arborização e os espaços de convivência, respeitando o aspecto natural de relevo do terreno e do gramado. 

Leia mais:

Imagem de destaque
NO RIO DE JANEIRO

Professora grampeia recado em camiseta de criança de 5 anos e mãe se revoltada

Imagem de destaque
TRATAVA UM CÂNCER

Morre o motorista de Kombi que atropelou e matou quatro crianças em São Luiz

Imagem de destaque
SITUAÇÃO INCÔMODA

Policia prende dois homens em flagrante fazendo sexo dentro de carro roubado

Imagem de destaque
VEJA OS DESTAQUES

Quais são algumas das realizações de LeBron James na história da NBA?

O espaço conta com 31 mil metros quadrados e o investimento é de R$ 3,9 milhões. A obra atende ao pedido das assessorias de Comunicação Social e de Turismo da Itaipu. A gestão será feita pela Diretoria de Coordenação da empresa. A execução será da Puel Engenharia, de Florianópolis (SC), vencedora da licitação. O prazo para entrega é de dez meses e deve ocorrer em meados de agosto de 2021.

Esta é a maior revitalização do espaço desde o final dos anos de 1990, quando ali foi promovido o primeiro Natal de Foz. Em 2000, foi construída uma nova infraestrutura, com concha acústica e sanitários.

Como ficará

Segundo a Divisão de Planejamento de Infraestrutura da Itaipu, o projeto respeita as características positivas do Gramadão, como a amplitude do terreno, a topografia e a diversidade de usos, e traz melhorias importantes, como o maior sombreamento e mais lugares para sentar e curtir o espaço público.

Entre as novidades está o calçadão arborizado que será construído na Rua Guará, atrás da Concha Acústica, dando um novo uso à via no trecho entre a Avenida Paraná e a Rua Perdigão. Este calçadão foi projetado para receber as barraquinhas de comida, que migrarão da Avenida Silvio Américo Sasdelli para este novo local, com iluminação, segurança e espaço mais adequados. Será também uma nova entrada ao Gramadão, com acesso direto ao parquinho.

A revitalização também contempla nova iluminação, embelezamento do local, arborização, sinalização, instalação de arquibancadas de concreto, criação de rampas e adaptação da concha acústica para diferentes tipos de espetáculos, com elevação do nível abaixo do palco, diminuindo a distância para o público nas apresentações. O parquinho para as crianças será mais lúdico, com mais opções de diversão.

O projeto ainda prevê melhorias no mobiliário urbano, ordenamento e adequação das barraquinhas de comidas. O modelo de concessão de uso do espaço ainda está sendo definido e será divulgado futuramente.

Interdição e Natal

Durante as obras, o Gramadão será interditado para evitar atrasos na entrega. Por esse motivo, a programação do Natal de Luzes da Itaipu, realizada em outros anos no local, será transferida para o entorno da catedral Nossa Senhora de Guadalupe, também na Vila A.

O evento, com projeções de luzes na catedral e aberto à comunidade, será de 5 a 23 de dezembro, das 20h às 24h. A decoração natalina permanecerá até 5 de janeiro de 2021.


Fonte: 

© Copyright 2023 Grupo Tarobá