Para ampliar um direito válido hoje para as mulheres de Cascavel, o presidente da Câmara, Alécio Espínola (Podemos), apresentou o Projeto de Lei nº 79 de 2023, que assegura o direito que mulheres, idosos e pessoas com deficiência desembarcarem fora dos pontos de parada do transporte coletivo no período noturno. A matéria foi aprovada por unanimidade na sessão desta segunda-feira (02).
Estes grupos podem solicitar o desembarque fora dos pontos de parada do transporte coletivo urbano no período noturno, após às 22 horas. “Pessoas idosas estão mais vulneráveis a acidentes e podem ter dificuldades de locomoção. Assim como pessoas com deficiência podem se beneficiar da parada em locais mais acessíveis e mais próximos de seus destinos”, defende Alécio. O direito se estende aos acompanhantes destas pessoas.
A regra vale desde que respeitado o itinerário previsto no contrato de concessão e as regras de trânsito e as concessionarias de transporte coletivo ficam obrigadas a informar a população sobre a lei com cartazes e adesivos de alta visibilidade dentro dos ônibus.
Leia mais:

Três pessoas morrem em acidente entre Tamarana e Mauá da Serra

5° Batalhão da Polícia Militar registra aumento em prisões por tráfico de drogas

Polícia Militar segue procurando criminoso que assaltou mãe com bebê no colo

Estudos para alargamento de ponte vão interromper fluxo na OT-327
Válida desde 2012, a lei que garantia este direito para mulheres era pouco conhecida. “É importante que toda a população tome conhecimento desta regra e cobre seu cumprimento”, destacou o presidente. O projeto volta para segunda votação amanhã, terça-feira (03) e caso seja aprovado segue para sanção do prefeito, que tem até 15 dias para fazê-lo.