Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Licitação de Tamarana para compra de motoniveladora é suspensa pelo TCE

06/03/20 às 11:06 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

Uma suposta irregularidade de exigência contida em um edital lançado pela Prefeitura de Tamarana, levou o Tribunal de Contas a determinar a suspensão de uma licitação. O objetivo da licitação é a aquisição, pelo valor máximo de R$ 559 mil, de uma motoniveladora para ser utilizada na recuperação e manutenção das estradas vicinais do município.

Uma empresa alegou que a obrigatoriedade de as licitantes comprovarem que a fabricante do equipamento a ser licitado possui as certificações ISO 9001 e ISO 14001 restringia a competitividade, podendo levar à celebração de uma contratação economicamente desfavorável à administração municipal.

O relator do processo, conselheiro Fernando Guimarães, deu razão à argumentação da representante. Para decidir, ele tomou como base a jurisprudência do Tribunal de Contas da União (TCU), segundo a qual as certificações ISO visam demonstrar a adequação do modelo de atuação de uma empresa, não tendo qualquer relação com a garantia de qualidade do produto oferecido.

Leia mais:

Imagem de destaque
ENTENDA

Morre homem preso por cortar corda de trabalhador em prédio de Curitiba

Imagem de destaque
USUÁRIOS RECLAMAM

Banco do Brasil e C6 Bank enfrentam instabilidade para transições nesta sexta

Imagem de destaque
NESTA SEXTA-FEIRA

Vice-presidente da Caixa, Marcelo Bomfim morre após contrair dengue

Imagem de destaque
ABALOS SÍSMICOS

Tremores são registrados em Taiwan, Nova Iorque e Maranhão

Portanto, como a intenção da licitação é a compra de um equipamento, o município deveria, em lugar disso, demandar das interessadas a apresentação de um certificado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro) relativo especificamente à motoniveladora a ser fornecida, exemplificou o conselheiro.

Com a suspensão, foi aberto prazo de 15 dias para apresentação de defesa por parte dos representantes do Município de Tamarana.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá