Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

LIRAa vistoria 4.876 imóveis e 2.069 armadilhas em Foz do Iguaçu

23/09/22 às 11:30 - Escrito por Assessoria
siga o Tarobá News no Google News!

O Levantamento de Índice Rápido para Aedes aegypti (LIRAa) realizado pelo Centro de Controle de Zoonoses vistoriou 4.876 imóveis e fez a leitura de 2.069 armadilhas em Foz do Iguaçu. Os resultados apontam um Índice de Infestação Predial (IIP) de 0,74%, considerado de baixo risco para epidemia de dengue; e um Índice Predial de Armadilhas (IPA) de 09,6%, considerado de alto risco. 


O LIRAa foi feito entre os dias 29 de agosto e 2 de setembro deste ano, referente ao ano epidemiológico 2022/2023, iniciado em agosto. O IPP demonstra que, em relação aos imóveis, menos de uma a cada 100 residências vistoriadas continha criadouros do vetor. Já o IPA revela que a cada 100 armadilhas lidas, em aproximadamente 10 foram capturados mosquitos transmissores da dengue. 


De acordo com a análise do CCZ em conjunto com a Diretoria de Vigilância em Saúde, os resultados mostram que, em relação ao último LIRAa, realizado em maio deste ano, houve uma queda na captura das duas fases do mosquito (adulta/larva) nas amostras verificadas. Ainda segundo a análise, os índices obtidos neste último LIRAa são próximos aos encontrados em setembro de 2021. 

Leia mais:

Imagem de destaque
SITUAÇÃO PIOROU

Posto de combustíveis desativado se transforma em mocó na Celso Garcia Cid

Imagem de destaque
IMAGENS IMPRESSIONAM

Polícia procura motorista que atropelou em matou homem deitado no meio da rua

Imagem de destaque
PROJETO DE LEI

Empresas de transporte público terão que divulgar informações sobre veículos

Imagem de destaque
REMONTAGEM

Tenda externa da UPA Sabará recebe nova estrutura e sistema de climatização


“Boa parte das amostras encontradas foram em locais onde, infelizmente, há a falta de cuidado da população, com descarte irregular de lixo e manutenção de recipientes com água parada”, destaca a diretora do CCZ, Renata Defante Lopes. 


“Os resultados do LIRAa são fundamentais para que possamos orientar nosso plano de ação para a prevenção e combate aos focos do mosquito transmissor da dengue. Desta forma, obtemos os locais onde há o maior risco e devemos focar nosso trabalho”, explica Renata. 


Até o dia 20 de setembro, foram notificados 1.273 casos suspeitos de dengue em Foz do Iguaçu, dos quais 58 foram confirmados. 


Alerta


A dengue, chikungunya e febre do Zika vírus pertencem ao rol das Arboviroses, doenças causadas por vírus, sendo transmitidas pela picada da fêmea do mosquito Aedes Aegypti. A dengue constitui na atualidade, em nível global, a mais importante arbovirose em termos de morbidade, letalidade e implicações econômicas. 


A região de Foz do Iguaçu é considerada endêmica, por este motivo devemos estar sempre em alerta e mantermos os cuidados básicos para a prevenção de focos do mosquito transmissor da doença. 


© Copyright 2023 Grupo Tarobá