A locomotiva manobreira, que fica no museu histórico de Londrina, vai ser reformada. Uma licitação foi aberta para o procedimento. A intenção é que o trabalho seja iniciado na semana que vem e que seja concluído em dois meses.
A manobreira Le Muese 101 é um modelo belga de 1905 e une dois elementos chave da história de Londrina: o café e a ferrovia.
“Para o escoamento do café nós precisávamos da ferrovia e o museu histórico conta essa história, então a manobreira aqui no pátio ajuda a contar a história de Londrina”, afirma a diretora do museu histórico, Edmeia Ribeiro.
De 1999 a 2016, ficou no pátio do Pronto Atendimento Infantil e depois foi para o museu histórico. Em 2017, quase foi levada pelo Iphan para Curitiba, mas uma mobilização de setores ligados à cultura impediu a transferência.
Hoje, esse pedacinho da história da cidade e da cultura cafeeira apresenta sinais de deterioração. Parte da manobreira foi corroída pela ação do tempo e também pelo vandalismo.
O valor máximo previsto pela restauração será de R$ 95.340,00. A restauração será feita no pátio do museu sem necessidade de levar a manobreira para outro espaço.
Quando ficar pronta, vai ganhar uma cobertura semelhante a que protege a locomotiva Baldwin 480.