Londrina
Cascavel
  • Londrina
  • Cascavel

Londrina abre credenciamento de entidades para atendimento a idosos com Alzheimer

10/01/23 às 17:59 - Escrito por Redação Tarobá News
siga o Tarobá News no Google News!

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) abriu credenciamento para as organizações da sociedade civil interessadas em prestar serviços de cuidado, atenção e apoio familiar aos idosos com Alzheimer e familiares. O edital do chamamento público nº 001/2023 está disponível no Jornal Oficial do Município nº 4813, publicado na sexta-feira (6), no site da Prefeitura de Londrina (clique aqui). 


A intenção é que as contratadas realizem oficinas, palestras, terapias e atividades de estimulação que proporcionem apoio, bem-estar e o convívio social aos idosos e repassem orientações sobre a doença, possibilitando que os atendidos tenham mais autonomia e qualidade de vida pelo maior tempo possível.

Segundo a secretária municipal do Idoso em exercício, Ana Karina Anduchuka, o objetivo desse serviço é fomentar a inclusão de pessoas idosas com Alzheimer em atividades que propiciem qualidade de vida e ajudem no gerenciamento dos sintomas. “A ideia é incluirmos o planejamento de rotinas e de decisões de futuro, dando apoio para que as pessoas com o diagnóstico mantenham seus vínculos nas comunidades e com seus familiares e criem novos vínculos, estimulando por mais tempo as funções cognitivas, motoras, emocionais e sociais de pacientes e familiares”, explicou.

Leia mais:

Imagem de destaque
DAS 8H ÀS 16H30

Apucarana inicia vacinação da gripe em 26 Unidades Básicas de Saúde

Imagem de destaque
APELO

Jovem tem órgãos comprimidos enquanto aguarda há sete anos por cirurgia do SUS

Imagem de destaque
POLICIAL IMPEDIU CRIME

Mulher é presa com arma após tentar roubar e atirar em vítima na zona sul

Imagem de destaque
SECRETÁRIO EXPLICA

Equipe de Saúde é flagrada tirando foto em ambulância do Samu em frente a UPA


O público-alvo do serviço são pessoas idosas com diagnóstico de Alzheimer, de ambos os sexos e diferentes classes sociais, econômicas e regiões do município, que residam em Londrina (incluindo a zona rural), além de seus familiares-cuidadores. A estimativa da Secretaria Municipal do Idoso é que cerca de 80 pessoas sejam atendidas semanalmente, incluindo os idosos e familiares, encaminhadas pela rede de serviços socioassistenciais, rede de saúde e pela Secretaria Municipal do Idoso, além de outros parceiros.


Entre os trabalhos que devem ser realizados devem constar a estimulação cognitiva, emocional, motora, comportamental e psicossocial para promover o acolhimento das pessoas idosas diagnosticadas com a doença e seus familiares ou cuidadores. Para isso, devem ser realizadas terapia cognitiva, psicoterapia, aconselhamento individual, estimulação motora, relaxamento, oficinas e palestras de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde através de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo ou gerontólogo, arte terapeuta ou terapeuta ocupacional ou psicopedagogo, educador físico ou fisioterapeuta, auxiliar de limpeza e um auxiliar administrativo. Visando atingir esses objetivos, a Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, repassará R$ 340 mil divididos em 12 meses.


Como participar – As instituições interessadas em participar devem se inscrever até o dia 5 de fevereiro, das 8h30 às 17h, na Avenida Duque de Caxias, 333. A lista com os documentos necessários está no edital do chamamento público nº 001/2023. Uma comissão analisará a documentação dos inscritos e selecionará a entidade vencedora, que deverá começar os trabalhos em março deste ano.


Sobre o Alzheimer – De acordo com o Ministério da Saúde, “a Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal, que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais”.


Segundo a Alzheimer’s Disease International (ADI), entidade que congrega Associações de Alzheimer em mais de 100 países, a demência afeta cerca de 55 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que cerca de 10 milhões de novos casos surgem anualmente. Além disso, em 2040, as projeções indicam que aproximadamente 71% dos casos de demência estarão em países de baixo e médio poder econômico, tendo como agravantes a falta de conhecimento e o estigma em relação à doença.

© Copyright 2023 Grupo Tarobá