Cidade

Londrina abre credenciamento de entidades para atendimento a idosos com Alzheimer

10 jan 2023 às 17:59

A Secretaria Municipal do Idoso (SMI) abriu credenciamento para as organizações da sociedade civil interessadas em prestar serviços de cuidado, atenção e apoio familiar aos idosos com Alzheimer e familiares. O edital do chamamento público nº 001/2023 está disponível no Jornal Oficial do Município nº 4813, publicado na sexta-feira (6), no site da Prefeitura de Londrina (clique aqui). 


A intenção é que as contratadas realizem oficinas, palestras, terapias e atividades de estimulação que proporcionem apoio, bem-estar e o convívio social aos idosos e repassem orientações sobre a doença, possibilitando que os atendidos tenham mais autonomia e qualidade de vida pelo maior tempo possível.

Segundo a secretária municipal do Idoso em exercício, Ana Karina Anduchuka, o objetivo desse serviço é fomentar a inclusão de pessoas idosas com Alzheimer em atividades que propiciem qualidade de vida e ajudem no gerenciamento dos sintomas. “A ideia é incluirmos o planejamento de rotinas e de decisões de futuro, dando apoio para que as pessoas com o diagnóstico mantenham seus vínculos nas comunidades e com seus familiares e criem novos vínculos, estimulando por mais tempo as funções cognitivas, motoras, emocionais e sociais de pacientes e familiares”, explicou.


O público-alvo do serviço são pessoas idosas com diagnóstico de Alzheimer, de ambos os sexos e diferentes classes sociais, econômicas e regiões do município, que residam em Londrina (incluindo a zona rural), além de seus familiares-cuidadores. A estimativa da Secretaria Municipal do Idoso é que cerca de 80 pessoas sejam atendidas semanalmente, incluindo os idosos e familiares, encaminhadas pela rede de serviços socioassistenciais, rede de saúde e pela Secretaria Municipal do Idoso, além de outros parceiros.


Entre os trabalhos que devem ser realizados devem constar a estimulação cognitiva, emocional, motora, comportamental e psicossocial para promover o acolhimento das pessoas idosas diagnosticadas com a doença e seus familiares ou cuidadores. Para isso, devem ser realizadas terapia cognitiva, psicoterapia, aconselhamento individual, estimulação motora, relaxamento, oficinas e palestras de segunda a sexta-feira, de manhã e à tarde através de uma equipe multidisciplinar formada por psicólogo ou gerontólogo, arte terapeuta ou terapeuta ocupacional ou psicopedagogo, educador físico ou fisioterapeuta, auxiliar de limpeza e um auxiliar administrativo. Visando atingir esses objetivos, a Prefeitura de Londrina, por meio do Fundo Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa, repassará R$ 340 mil divididos em 12 meses.


Como participar – As instituições interessadas em participar devem se inscrever até o dia 5 de fevereiro, das 8h30 às 17h, na Avenida Duque de Caxias, 333. A lista com os documentos necessários está no edital do chamamento público nº 001/2023. Uma comissão analisará a documentação dos inscritos e selecionará a entidade vencedora, que deverá começar os trabalhos em março deste ano.


Sobre o Alzheimer – De acordo com o Ministério da Saúde, “a Doença de Alzheimer (DA) é um transtorno neurodegenerativo progressivo e fatal, que se manifesta pela deterioração cognitiva e da memória, comprometimento progressivo das atividades de vida diária e uma variedade de sintomas neuropsiquiátricos e de alterações comportamentais”.


Segundo a Alzheimer’s Disease International (ADI), entidade que congrega Associações de Alzheimer em mais de 100 países, a demência afeta cerca de 55 milhões de pessoas em todo o mundo, sendo que cerca de 10 milhões de novos casos surgem anualmente. Além disso, em 2040, as projeções indicam que aproximadamente 71% dos casos de demência estarão em países de baixo e médio poder econômico, tendo como agravantes a falta de conhecimento e o estigma em relação à doença.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá