Cidade

Londrina chega mais de 3,3 mil crianças vacinadas contra a dengue

06 mar 2024 às 11:40

Londrina chegou a 3.353 crianças de 10 e 11 anos vacinadas contra a dengue. O município recebeu 13.204 doses da vacina, correspondentes a toda a população londrinense nessa faixa etária de 10 e 11 anos, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).


A vacinação para as crianças de 10 e 11 anos está disponível em todas as 54 UBSs do município de Londrina, inclusive as UBSs dos distritos.


As unidades de saúde abrem às 7h, e a secretaria pede que as famílias procurem a UBS até as 18h. Não é necessário realizar o agendamento da vacinação; as famílias podem procurar o posto de saúde mais próximo de suas casas. Os pais e responsáveis devem apenas comparecer à unidade de saúde mais próxima portando o documento pessoal da criança. As unidades dos distritos funcionam das 7h às 16h.


O imunizante que está sendo utilizado é o Qdenga, produzido pela farmacêutica Takeda. O protocolo de aplicação ocorre em duas doses, e prevê um intervalo de 90 dias entre a primeira e a segunda dose. É indicado que a pessoa que contraiu dengue aguarde seis meses para a aplicação da primeira dose da vacina, e, no caso de infecção pelo vírus da dengue entre a aplicação da primeira e da segunda dose da vacina, o intervalo passa de 90 para 120 dias entre as doses.


É importante destacar que não é de forma aleatória que o Ministério da Saúde iniciou a liberação da vacina para essa idade. Estudos técnicos e científicos mostram que, tirando os idosos, a faixa etária de crianças de 10 a 14 anos é a que apresenta maior índice de hospitalização e complicações em decorrência da dengue. Por isso, a vacina vem para reduzir em mais de 90% essas possibilidades de internação, e até de óbitos em casos mais extremos.



Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá