Cidade

Londrina Iluminação e Catedral se reúnem para discutir a questão dos pombos no bosque

16 set 2022 às 20:49

Representantes da Londrina Iluminação e da Catedral de Londrina se reuniram para discutir a questão dos pombos no Bosque Central. A companhia apresentou ao pároco um caminho para minimizar o problema da sujeira causada pelas aves e espera que seja realizado um laudo técnico para garantir melhorias.


Existem atualmente 18 refletores no local, que estão apontados para cima como forma de espantar os pombos, mas não tem sido efetivo. “A iluminação pode ser uma solução, mas a gente explicou para o pároco que é interessante eles irem à Sema realizar um projeto com biólogos para dizer quais são as condições que podem ser implantadas. O que for apontado no relatório como referente a iluminação, nós faremos. O que não podemos é nos antecipar sem ter esse relatório realmente técnico”, explicou o presidente da Londrina Iluminação, Claudio Tedeschi.


A Catedral de Londrina espera que o bosque seja, além de um cartão postal da cidade, um local de harmonia entre o ser humano e os animais. “Que todos que moramos em volta do bosque tomemos consciência de que o bosque é um espaço belíssimo, mas falta uma estrutura essencial e é a estrutura higiênica”, afirmou o padre Rafael Solano.


Ao longo dos últimos meses, o poder público tem estudado alternativas, uma delas seria o uso de jatos d'água no momento de pouso das aves, no final da tarde. A utilização de um repelente natural aplicado nas árvores também foi uma medida cogitada para evitar que os pombos durmam por lá. Nenhuma obteve o resultado esperado.


A Catedral de Londrina convida os londrinenses a realizar uma grande limpeza no Bosque Central neste domingo (18), depois da missa das 8h. A Associação de Moradores do Centro Histórico e fiéis organizam a ação, cansados do mau cheiro das fezes dos pombos que circulam pelo local.

Continue lendo

© Copyright 2023 Grupo Tarobá